Creche Ana Lopes promove mamaço e palestras dentro da Semana do Aleitamento Materno

Por Prefeitura de Manaus

03/08/2015 14h31

Icone audio

mamacosemaleimant (2)

 

A Creche Municipal Ana Lopes Pereira, localizada na Compensa, zona Oeste, reuniu na manhã desta segunda-feira, 3, 15 mães para promover uma espécie de “mamaço” em uma sala da unidade de ensino. A ação, realizada simultaneamente em mais sete creches municipais, faz parte das atividades da semana mundial do bebê e do aleitamento materno, de 1º a 8 de agosto. Além da atividade, foram realizadas palestras sobre a importância da alimentação correta do bebê até um ano de idade e também sobre a coleta de leite, que será doado ao banco de leite do município.

 

O “mamaço” foi registrado por uma fotógrafa profissional que reunirá as melhores imagens e montará uma exposição na própria escola. Além do momento de intimidade entre mães e filhos, a reunião serviu para que as mães pudessem trocar experiências.

 

De acordo com a diretora da creche, Rinalda Ortiz Costa, a iniciativa pegou carona na Semana Mundial do Aleitamento Materno e serviu para informar sobre a importância do tema às mães. Ela lembrou que uma criança quando amamentada corretamente, cresce saudável e, consequentemente, com condições de desenvolver habilidades cognitivas.

 

“Nós sabemos que a amamentação no período correto é essencial para o desenvolvimento da criança. Isso acaba ajudando no desenvolvimento do aprendizado do aluno, uma vez que ele terá mais disponibilidade de aprender e sociabilizar com outras crianças. Nós apoiamos esse período justamente pelos benefícios tanto para a criança quanto para a mãe. A mãe, além de esteticamente emagrecer, também tem o prazer de ter contato com o filho no ato de amamentar”, observou.

 

A administradora Janaína de Souza pediu dispensa do trabalho para participar do evento.  Ela contou que não amamentou o primeiro filho porque teve depressão pós-parto. Com o segundo, tudo está sendo diferente.

 

“Eu não tive o privilégio de amamentar a minha primeira filha que atualmente tem dois anos. Na igreja onde frequento, nós somos nove mães e quando via minha amigas amamentando, eu sofria bastante, me dava um vazio. Mas hoje é satisfatório ver minha segunda filha, de um ano e duas semanas bem, e eu a amamentando. Embora seja cansativo, confesso que é muito prazeroso”, relatou.

 

Sensação sem igual

A dona de casa Suzane Silva participou da amamentação coletiva com sua filha mais nova, Samilly Larissa, de um ano e dois meses. Ela contou que o ato de amamentar é uma das sensações mais maravilhosas que experimentou na vida.

 

“Quando você começa a amamentar é um vinculo muito forte que se cria. No ato, a criança olha para você, você olha para ela e aquela sensação de amor toma conta”, afirmou a mãe, ao lamentar que muitas mães perdem esse momento por vaidade.

 

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Cleomir Santos / Semed