Coordenadores de telecentros apresentam resultados de projetos com a utilização de recursos tecnológicos
10/11/2016 17h09

Projetos de tecnologia desenvolvidos em telecentros de 114 escolas da rede municipal foram apresentados nesta quinta-feira, 10. A apresentação faz parte da “Socialização de Práticas Formativas”, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) durante toda a semana e encerra o calendário de formação da secretaria.
A apresentação ocorreu no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) e foi promovida por meio da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE). A gerente da área, Aldemira Câmara, explicou que os projetos desenvolvidos pelos coordenadores dos telecentros e professores, com o uso da tecnologia dentro da sala de aula estão apresentados resultados satisfatórios.
“Nós estimulamos que cada escola desenvolvesse um projeto interdisciplinar, que envolvesse toda a unidade escolar e que pudesse aliar o trabalho com as tecnologias, analisando as dificuldades dos alunos com matemática, língua portuguesa, história e geografia. As crianças desenvolveram essas atividades pelos coordenadores, juntos com os professores, tiveram o apoio de pedagogos e gestores das escolas”.
Projetos
A Escola Municipal Elinéia Folhadela, bairro Alvorada I, zona Oeste da cidade, atende cerca de 330 alunos, do 1º ao 5º ano, do Ensino Fundamental, com atividades do telecentro no projeto “Cantando e encantando: alfabetizando ludicamente com as cantigas de rodas”. A professora Adoneide Fernandes, disse o projeto, apresentado no evento, ajudou no processo de alfabetização dos alunos, utilizando os recursos digitais.
“O projeto foi desenvolvido para ajudar na alfabetização das crianças. A professora apresentava as cantigas na sala de aulas para os alunos, que posteriormente iam ao telecentro pesquisar sobre as histórias contadas nessas músicas. Hoje, com o avanço das tecnologias, as crianças estão deixando essas brincadeiras tradicionais de lado, por isso desenvolvemos um projeto para resgatar cantigas antigas com o apoio dessas ferramentas”, finalizou.
O professor Ivair da Silva Lopes, da Escola Municipal São Vicente de Paula, bairro da Compensa II, também na zona Oeste, apresentou o projeto “Pequenos escritores”, que teve início em maio desse ano e trabalha com 268 alunos do 1ª ao 5ª ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo o educador, o trabalho com os estudantes é estimular a leitura interpretativa e a escrita com recursos tecnológicos.
“Nosso projeto tem como premissa básica auxiliar os alunos na sua dificuldade no ensino convencional em sala de aula, com a leitura e a escrita. As tecnologias foram usadas para minimizar essas dificuldades. No final, o aluno apresenta o resultado, produzindo um texto por meio daquilo que ele imaginou, pensou e interpretou ao longo do projeto. A sociedade moderna apresenta tudo pronto. Quando ela cresce, pensa que tudo é fácil, quando na realidade não, ou seja, quando for participar de um concurso terá dificuldades para interpretar qualquer trabalho, porque não aprendeu quando pequena”, destacou.
Telecentros
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) implantou na rede municipal de ensino 219 telecentros, distribuídos nas diversas zonas geográficas do Município de Manaus. Os telecentros são espaços públicos localizados em escolas da rede municipal de ensino, que dispõem de computadores conectados à internet, utilizado como meio de integração entre as instituições públicas e a comunidade, promovendo um ambiente adequado à realização de oficinas, atividades socioeducativas, utilizando as mídias disponíveis.
O telecentro beneficia cerca de 80 mil alunos da rede municipal de ensino, nas modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cada coordenador de telecentro apresenta, ao final do ano, um projeto de sua autoria, implementado na escola, que envolva a utilização pedagógica dos recursos tecnológicos.
Todas as 492 unidades de ensino possuem algum tipo de recurso tecnológico que podem ser usados com ou sem internet. Para melhorar a utilização dessas tecnologias, a partir de 2017, todas as atividades serão monitoradas de forma mais intensa por meio de um formulário digital.
Texto: Paulo Rogério Veiga
Fotos: Cleomir Santos
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054