Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres elege delegadas para etapa estadual
25/09/2015 10h07

Terminou na noite desta quinta-feira, 24, a 4ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, que debateu o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”. O evento, realizado no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, reuniu aproximadamente 500 mulheres, entre representantes do poder público, da sociedade civil e de movimentos feministas.
No terceiro dia de conferência, foram apresentados os relatos dos trabalhos em grupo sobre os eixos: “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios” e “Sistema Político com participação das mulheres e igualdade: recomendações”. Cada grupo apresentou três propostas, pautadas na avaliação do que já está em desenvolvimento e definindo estratégias para avançar, apontando caminhos e mecanismos que contribuam para o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres.
Entre as propostas, a principal é a criação do Sistema Nacional de Política para as Mulheres e do Fundo Nacional, Estadual e Municipal, com efetiva participação, transparência e controle social, para atender as políticas para mulheres nos Estados e Municípios.
A secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, Goreth Garcia, apontou os avanços que já foram conseguidos no município, principalmente a partir do momento que a Semmasdh assumiu também os encargos da Secretaria da Mulher. “Estamos em via de inaugurar o Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM), onde mulheres vítimas da violência serão atendidas. A população, a partir da secretaria da Mulher, passou a ter acesso a todas as estruturas de garantia dos direitos com o judiciário, com o legislativo, com o executivo estadual. Nós já executamos diversas ações”.
A secretaria avaliou, ainda, que apesar do incidente registrado na manhã de quinta-feira – uma participante foi agredida e registrou boletim de ocorrência no 12º DIP – os resultados da conferência foram positivos. “Pudemos apresentar as diversas políticas públicas voltadas para as mulheres, como a questão habitacional, onde a mulher é a primeira pessoa considerada; as carretas da Mulher, ampliando o acesso aos serviços de saúde; as creches que embora em número ainda insuficiente e distante do que planejamos, já apresenta um crescimento bem significativo e vem contribuindo para que mais mulheres possam ter acesso ao mercado de trabalho, deixando seus filhos em segurança. O prefeito Arthur Neto tem se empenhado em proporcionar às mulheres as condições necessárias para o seu desenvolvimento social. E isso ficou muito claro durante a conferência”, disse.
Ao final da conferência foram eleitas 100 delegadas sendo 60 representantes da sociedade civil e 40, do poder público. Elas irão participar da conferência estadual, programada para acontecer em outubro.
A Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres foi promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semmasdh, por intermédio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).
Reportagem: Leonardo Fierro
Fotos: Marinho Ramos