Comunidade e voluntários do Greenpeace participam da Hora do Planeta no Parque Lagoa do Japiim
24/03/2013 15h53

O Parque Lagoa do Japiim recebeu na noite do sábado, 23, um público formado por comunitários do Japiim, moradores de áreas vizinhas e voluntários de organizações governamentais e não-governamentais, entre as quais o Greenpeace, para participarem da solenidade de desligamento das luzes em homenagem à Hora do Planeta, movimento mundial que visa alertar para a necessidade de redução do consumo de energia e combate ao aquecimento global. O parque, que é gerido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), da Prefeitura de Manaus, teve todas as 89 lâmpadas desligadas. Manaus foi a segunda capital da Região Norte a aderir ao movimento este ano. À margem da lagoa, que dá nome ao parque, os voluntários do Greenpeace desenharam o símbolo da Hora do Planeta (60) utilizando velas acesas.
O ato contou com a presença de representantes da WWF, entidade responsável pela realização da Hora do Planeta em todo o mundo. Durante uma hora, a iluminação do parque manteve-se desligada, com o espaço aberto para pronunciamentos e reflexões acerca do tema. O diretor de Arborização, Paisagismo e Educação Ambiental da Semmas, Heitor Liberato, lembrou que há cinco anos a Prefeitura de Manaus participa do movimento, assinando o termo de adesão e apagando as luzes de um determinado espaço de uso público, para ressaltar que todos podemos colaborar com o uso responsável dos recursos naturais e o consumo sustentável de energia. Este ano, o evento marcou o encerramento da Semana da Árvore e da Água, que teve uma extensa programação de atividades ligadas à conservação da biodiversidade.
O alemão Stefan Wolf, que reside em Manaus há dois anos, foi um dos voluntários do Greenpeace que participou do movimento. “Para mim, é uma satisfação muito grande compartilhar desse momento em que pedimos para que cada pessoa pare e reflita sobre suas atitudes diante da conservação do planeta”, afirmou. O líder da Torcida do Amazonas na Hora do Planeta, Lindemberg Cavalcanti, ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura de Manaus. “Participamos do movimento desde 2010 e o apoio da prefeitura, através da Semmas, que disponibiliza o espaço, vem sendo importante para fortalecermos a luta em favor dessa causa mundial”, afirmou.