Comitiva do 35º Congresso Internacional de Teatro visita Parque do Mindu e confirma ópera no local

Por Prefeitura de Manaus

05/02/2016 18h12

Icone audio

tea2

 

O Parque Municipal do Mindu será utilizado dentro da programação do 35º Congresso Internacional de Teatro para apresentações de espetáculos, oficinas e palestras. O congresso será realizado em Manaus, a partir do dia 30 de maio, e deverá reunir mais de 1.500 artistas e estudantes de artes de cerca de 70 países.

A confirmação foi feita na tarde da última quinta-feira, 4, durante visita técnica às dependências do parque pelos representantes do Instituto Internacional de Teatro (ITI, sigla em inglês para International Theater Institute), entidade promotora do congresso, e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), responsável pela coordenação local do evento, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

O grupo foi recebido pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, e equipe de diretores da Semmas, órgão gestor da unidade de conservação.

Será a primeira vez que o evento acontece nas Américas, premiando o Brasil com a escolha da cidade de Manaus como sede. No Parque do Mindu, o congresso utilizará tanto as instalações do anfiteatro (com capacidade para 750 pessoas) quanto do auditório e do chapéu de palha para apresentação de espetáculos e a realização de workshops e palestras, com entrada gratuita. O lema desta edição será “A natureza é o nosso palco” e presenteará o anfiteatro com a apresentação de uma ópera chinesa.

O diretor geral do Instituto Internacional de Teatro, Tobias Biancone, juntamente com a gerente de eventos do ITI, Aktina Stathaki, e a administradora do ITI em Xangai, Zhongwen Chen, percorreram as instalações físicas da unidade de conservação e tomaram conhecimento acerca da história da criação do parque. Detalhes como a acústica e a interação com a natureza proporcionadas pelos espaços amplos e abertos do Mindu foram ressaltados como decisivos para a escolha do parque como uma das sedes do evento.

O secretário Itamar de Oliveira Mar destacou a satisfação de receber os participantes do congresso e lembrou que o evento coincidirá com a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente, que neste ano terá um cunho artístico, cultural e ambiental entre nações.

O presidente do Concultura, Márcio Souza, membro do ITI e organizador local do evento, lembrou que o congresso pela primeira vez trará para o Brasil formadores de opinião na área de teatro e dança de diversos países, que, com certeza, ficarão encantados com o trabalho desenvolvido na gestão ambiental da cidade de Manaus.

A comitiva tem realizado visitas técnicas em diversos locais e, segundo Márcio Souza, está muito impressionada com o potencial artístico e de infraestrutura existente em Manaus.

O gestor do Parque do Mindu, José Feitoza, considera a escolha como uma oportunidade ímpar de consolidação do parque enquanto fomentador da cultura, pesquisa e da ciência.  “Estaremos justamente na Semana do Meio Ambiente apresentando um movimento cultural e ambiental para o Mundo”, afirmou.

Fotos: Assessoria/ Semmas

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-6684 / 98842-1243