Começam os trabalhos para a revitalização da Praça da Matriz
15/07/2015 14h58

As obras de revitalização, recuperação e reforma da Praça da Matriz começaram nesta terça-feira, 14, e seguiram na manhã desta quarta-feira, com os trabalhos de prospecção no local, com máquinas e homens fazendo uma verdadeira raspagem no calçadão e vias atrás dos tapumes. A obra faz parte do PAC Cidades Históricas, com recursos da Caixa Econômica Federal, no total de R$ 6.554.322,14. O projeto tem aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
“A Matriz está entre os projetos mais importantes, que tratam de criar uma área contínua recuperada entre o conjunto arquitetônico do Paço Municipal e da Praça Dom Pedro, ligados ao conjunto do Mercado Adolpho Lisboa”, explica o presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Roberto Moita. O Implurb foi responsável pela elaboração do projeto arquitetônico e seu corpo técnico acompanhará a obra.
Nesta etapa inicial de prospecção, as escavações são realizadas para tentar evidenciar se existe material característico e quais as quantidades de pavimentação original que estão sob o solo como paralelepípedos e pedras de lioz.
“Comprovada a existência ou não desses elementos, o projeto executivo será adequado para aprovação final no Iphan”, explica o diretor de Planejamento Urbano do Implurb, Laurent Troost. A estimativa é de 20 a 30 dias para todo o serviço de prospecções, dividido em cinco áreas na praça.
PROJETO
O projeto da Praça da Matriz prevê a reabertura da avenida Eduardo Ribeiro, recuperação das áreas pavimentadas com adaptação dos passeios públicos para ampla acessibilidade a deficientes físicos, requalificação do canteiro central, paisagismo, iluminação, sinalização, drenagem e mobiliário urbano. “São obras como essa que vão começar a mostrar a real transformação pela qual passa o Centro Histórico como berço da cidade, de recuperação da cidade de uma dívida que tem com a história de Manaus”, explica Moita.
Com o canteiro central refeito, por exemplo, o Relógio Municipal e o Obelisco em frente ao porto terão maior destaque visual. Os elementos ficarão em estruturas fora do canteiro central, mas seguindo o mesmo traçado, compondo paisagem com os futuros jardins que serão instalados no espaço, enriquecidos pela iluminação tipo cajado de São José e por luz cênica.
Fotos: Assessoria/ Implurb
Assessoria de Comunicação do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb): 92 3625-6287