Com parceria, prefeitura irá ampliar serviço de saúde em área ribeirinha
27/08/2015 16h58

Uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e a Embaixada da República da Coreia no Brasil poderá acelerar a ampliação do serviço de Atenção Básica oferecido na área ribeirinha da capital. Os primeiros detalhes da iniciativa foram debatidos, nesta quinta-feira, 27, durante encontro da comitiva coreana com o prefeito em exercício, Wilker Barreto, realizado no Centro Cultural Palácio Rio Branco.
“Manaus está sempre de portas abertas àqueles que querem investir na melhoria da qualidade de vida da população. Esse é um exemplo do olhar mundial que se volta para a capital amazonense, que foi destaque na Copa do Mundo e que também irá mostrar o seu melhor nas Olimpíadas”, destacou o prefeito em exercício.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) conta hoje com uma unidade de saúde fluvial que atende cerca de seis mil pessoas que vivem na área ribeirinha de Manaus. Segundo a subsecretária de Gestão e Saúde da Semsa, Lubélia Sá Freire, há previsão para aquisição de mais duas unidades, em fase de elaboração do processo licitatório.
“Essa parceria vai possibilitar que cheguemos ao nosso objetivo em um tempo mais rápido do que esperávamos, porque a Embaixada da República da Coreia está se propondo a equipar, com a mais alta tecnologia, as novas unidades”, explicou Lubélia Sá.
Ainda de acordo com a subsecretária, atualmente, é feita uma viagem ao mês às comunidades dos rios Amazonas e Negro. Com a ampliação do serviço, as viagens passarão a ser feitas duas vezes ao mês, contemplando oito a dez mil moradores das áreas ribeirinhas de Manaus.
Para o embaixador da República da Coreia no Brasil, Jeong Gwan Lee, a proposta é cooperar com os projetos já existentes em Manaus, oferecendo maior tecnologia e melhoramento de infraestrutura. “O que queremos é proporcionar mais qualidade de vida para a população local. Temos aqui empresas coreanas bem inseridas no contexto da Zona Franca de Manaus e, além de buscar novas oportunidades de negócios, também pensamos em colaborar com o desenvolvimento social da população”, finalizou.
REPORTAGEM: Alita Falcão / FOTOS: Márcio James (Semcom)