CMEI Moacir Andrade realiza 3ª Mostra Cultural Científica e Cultural
25/08/2015 14h32

Com objetivo de oportunizar ao aluno o desenvolvimento de hábitos e atitudes ecologicamente corretas que valorizem, respeitem e preservem o meio ambiente, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Moacir Andrade, localizado no bairro São José, zona Leste, realizou na manhã desta terça-feira, 25, a 3ª Mostra Cientifica e Cultural com o tema “Terra poluída, planeta doente”.
O evento contou com a participação das professoras, pedagogas, funcionários, pais, responsáveis e a comunidade. As 237 crianças do 1º e 2º períodos apresentaram o resultado de seus trabalhos em seis salas temáticas com experimentos focados nos bichos da Amazônia, como sapo, jiboia, onça pintada, curió, piranha-caju e tartaruga.
Segundo a diretora da escola, Carolina Pinheiro de Macedo, os alunos, durante o primeiro trimestre, tiveram várias atividades em sala de aula com as professoras. A temática, conforme ela, foi trabalhada com pesquisas, vídeo-aulas e a ajuda dos pais, envolvendo todas as turmas da unidade escolar.
“Estamos tentando mostrar às nossas crianças o desenvolvimento de hábitos saudáveis e atitudes ecologicamente corretas, porque nossa meta é formar um cidadão ecologicamente consciente. Com certeza, o aprendizado deles foi positivo. Durante o primeiro semestre foi trabalhado o experimento, como por exemplo, germinação, a utilidade da argila, permeabilizacão do solo, entre outros. Todas estas atividades eles levaram e trabalharam em casa com os pais”, explicou.
O motorista Elcimar Pereira, 33, pai da aluna do 2º período, Izabelly Vitória, 6, disse que mesmo trabalhando muito, sempre procura acompanhar as atividades da escola. Para ele, a mostra foi algo marcante porque as crianças conseguiram assimilar tudo o que estudaram com as professoras em sala.
“Para nossas crianças é muito importante todas essas informações, porque elas absorvem o conhecimento e não esquecem mais, apesar de ainda pequenas. Até mesmo em casa, minha filha mudou o jeito de ser e o comportamento. Ela chegou pra mim e disse: “pai, quero que o senhor vá para ver o que aprendi na escola””, disse orgulhoso.
Responsável pela apresentação do experimento “Bichos da Amazônia: curió”, aos visitantes do evento, a aluna do 2º período, Pollyane Silva Bindá, mostrou todo o conhecimento sobre o tema abordado.
“Aprendi que devemos cuidar muito bem do curió. Na minha apresentação falei tudo isso às pessoas, porque elas precisam entender a importância do pássaro e como podemos ter mais atenção com a natureza de nossa terra”, completou.
No encerramento da 3ª Mostra Científica e Cultural, as alunas do 2º período finalizaram o evento com a apresentação cultural do “Xote Ecológico”.
Texto: Paulo Rogério
Foto: Cleomir Santos
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054