Circuito teatral leva às escolas temática sobre preconceito durante a Semana da Consciência Negra
15/11/2015 14h34

O projeto “Brincando em Cena”, da Associação Amazônia Arte-Mythos, inicia nesta segunda-feira, 16, em sete escolas municipais de Manaus levando, entre as seis apresentações, uma encenação com o tema preconceito. O objetivo é despertar a consciência cidadã dos alunos por meio da linguagem teatral, aproximando a problemática do universo delas. A iniciativa foi contemplada com o prêmio do edital de Conexões Culturais na área difusão, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
“Tratamos de seis temas, todos ligados ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e um deles é exatamente sobre várias formas de preconceito, o que ganha outra dimensão por estarmos na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra”, explica a diretora da peça, Narda Telles, que também assina o roteiro.
O circuito teatral de apresentações vai até o dia 19, com seis pequenas histórias, mostrando o cotidiano de quatro crianças da periferia manauara que, diante dos seus problemas, conseguem refletir e resolvê-los a partir do que aprenderam com professores, família e observações do cotidiano. “Toda vez que um problema se apresenta, reflexões são socializadas pelas crianças. O projeto foi premiado em 2010 pelo Ministério da Cultura.
Assuntos essenciais à formação da cidadania como: “Valorizando a Amizade”, “Diga não à Discriminação”, “Cuide de sua Higiene Pessoal”, “Pratique a Boa Alimentação e Esporte”, “Cuidado com as Más Companhias”, e “Evite o Aquecimento Global” são abordados durante a cênica.
PROGRAMAÇÃO
Dia 16/11
13h às 15h – Escola Municipal São Dimas: rua São Bento, s/n – São Jorge – Zona Oeste.
Dia 17/11
8h30- CMEI Tenente Roxana Pereira Bonessi: rua Aurélio Pinheiro, s/n – Amazonino Mendes II – Cidade Nova – Zona Norte
10h – Escola Municipal Ignes de Vasconcellos Dias: Rua H, SNº – Loteamento Bairro Novo – Jorge Teixeira – Zona Leste
Dia 18/11
8h30 – CMEI Madre Elísia – rua 5 de Setembro, s/n – São Raimundo – Zona Oeste
10h – Escola Municipal Doutor Sérgio Alfredo Pessoa de Figueiredo – Rua Walter Rayol, s/n – Presidente Vargas – Zona Sul
Dia 19/11/2015
8h30 – Escola Estadual Humberto de Campos: rua Loris Cordovil, 92 – Alvorada I –Zona Centro-Oeste
10h – Escola Estadual Menino Jesus de Praga: rua Eduardo Ribeiro, 16 – Chapada – Zona Centro-Sul
FOTOS: Divulgação
Assessoria de Comunicação da Fundação Municipal de Cultura, Turismoe Eventos (Manauscult): 92 3215-4613