Cerca de duas mil pessoas prestigiam o 2° Roller Manaus
18/05/2014 15h46

A Avenida Visconde de Porto Seguro, ladeira de quase um quilômetro de extensão no Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul de Manaus, serviu de palco, neste domingo, 18, para as manobras realizadas por amantes de modalidades sobre rodinhas que participaram da segunda edição do Roller Manaus, evento promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).
Praticantes de diferentes modalidades, como skate, longboard, patins e trike drift demonstraram ao público presente as habilidades adquiridas e surpreenderam, inclusive, os convidados que vieram de outros estados para o evento. É o caso da campeã sul-americana de Longboard Downhill Speed, Reine Oliveira, 32, de São Paulo, que disse estar muito feliz em conhecer a capital do Amazonas.
“É a primeira vez que venho a Manaus e estou adorando ver um circuito de skate de madeira tão organizado. Parabenizo a prefeitura por disponibilizar esse espaço para a prática esportiva porque quanto mais segurança tivermos, maior será a adesão à modalidade. Tem muita gente aqui, hoje, preparada pra competir nacionalmente. Estou muito contente por estar aqui”, declarou a skatista, que é do município de Mairiporã, Região Metropolitana de São Paulo.
De acordo com o secretário da Semjel, Elvys Damasceno, a iniciativa atende a uma determinação do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que é incentivar a prática de esportes, contemplando diversos segmentos e modalidades. “Estamos fazendo a nossa parte e pretendemos deixar um legado, para que as pessoas criem hábitos saudáveis”, enfatizou.
Segundo o coordenador do evento pela Semjel, André Galvão, aproximadamente duas mil pessoas, entre inscritos e observadores, prestigiaram o encontro, que teve início às 8h e já é considerado o maior das modalidades sobre rodinhas de toda a região Norte do País.
Para a universitária Gisele Frota, 25, integrante do Clube Morcegos Patins – Manaus, é importante que a modalidade seja reconhecida como esporte e não apenas como lazer. “Faço parte de um grupo formado por aproximadamente 30 pessoas que está participando da segunda edição do Roller. Ano passado foi realizado no Complexo Turístico da Ponta Negra e nós também prestigiamos. Esse ano não poderíamos deixar de vir por conta da presença do Rodrigo Morgado”, disse.
Workshop
Convidado pela Semjel para participar da segunda edição do Roller Manaus, o campeão brasileiro de patins Slalom, Rodrigo Morgado, 30, fez demonstrações de técnicas de patinação e ensinou manobras da modalidade aos participantes. “O pessoal de Manaus tem potencial”, afirmou o profissional, que é São Paulo.
Outro atleta consagrado no circuito nacional, Valter Cabelera, 24, que figura entre os três melhores do Brasil na modalidade Longboard Classic, também esteve na manhã deste domingo se apresentando na 2ª edição do Roller Manaus.
“As pessoas têm uma energia muito boa aqui. Independente de ter skate envolvido, sempre sou bem tratado em Manaus. Essa iniciativa da Prefeitura, por meio da Semjel, dá uma contribuição absurda às pessoas que gostam de praticar essas modalidades. Esse incentivo é extremamente necessário ao nosso esporte”, ressaltou o skatista do Rio de Janeiro.
Colocação
Na modalidade Longboard, Alexsandro Carvalho foi o grande campeão, seguido de Lucas Bastos e Romeo Cardoso. Thiago Normando, Nathália Sabóia e Joan França conquistaram, respectivamente, o primeiro, segundo e terceiro lugar na modalidade Patins. Já no trike drift, Gutemberg Jr. levou a melhor. Bruno Marinho e Amarildo Leda ocuparam a segunda e a terceira colocação. Todos ganharam troféus em reconhecimento às colocações nas provas.
Longboard
1 ° Alexsandro Carvalho
2 ° Lucas Bastos
3 ° Romeo Cardoso
Patins
1 ° Thiago Normando
2 ° Nathália Sabóia
3 ° Joan França
Trike Drift
1 °Gutemberg Jr.
2 ° Bruno Marinho
3 ° Amarildo Leda.
FOTOS: MÁRIO OLIVEIRA