Canto amazônico e educação patrimonial para crianças animam o domingo no Parque do Mindu
02/09/2013 9h49

O Projeto Arte no Parque, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), levou, na manhã deste domingo, 1º de setembro, os frequentadores e visitantes do Parque Municipal do Mindu a fazerem um passeio pela Música Popular Brasileira ao som da voz da cantora amazonense Lucinha Cabral.
O show, que teve uma hora e meia de duração, fez parte da programação do Projeto Arte no Parque, que visa levar todo primeiro domingo de cada mês uma atração cultural diferente ao Parque do Mindu, como forma de estimular a população a visitar a unidade de conservação, usufruindo da natureza e das performances nas mais diversas linguagens artísticas. O Parque do Mindu é uma das 13 áreas protegidas geridas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semmas.
Paralelamente à apresentação da cantora Lucinha Cabral, a Manauscult, por meio da Gerência de Educação Patrimonial, desenvolveu atividades lúdicas com crianças, tendo como foco os monumentos e pontos turísticos característicos da cidade. O grupo apresentou uma exposição sobre os lugares para se visitar em Manaus e exibiu um vídeo sobre os prédios históricos que integram o patrimônio artístico-cultural da cidade.
Dezenas de crianças se divertiram ouvindo as histórias, pintando e desenhando junto com equipe de recreadores. O público presente ao parque aprovou a iniciativa. O objetivo é fazer com que a cada edição do projeto haja novidades e metodologias diferentes de apresentação do rico acervo da cidade, formado por monumentos como o Mercado Adolpho Lisboa, Paço Municipal, Palacete Provincial, Teatro Amazonas, Praça Dom Pedro II, Porto de Manaus, entre outros.
A secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, diz que a intenção da parceria com a Manauscult é ampliar gradativamente a iniciativa para outras unidades de conservação municipais.
“Até o final do ano, o Arte no Parque acontecerá apenas no anfiteatro do Parque do Mindu, como piloto para as iniciativas que acontecerão nas demais unidades por entendermos que aliar arte, cultura e meio ambiente é uma forma eficiente de aproximarmos a população das áreas protegidas”, afirmou a secretária.A próxima edição do projeto acontecerá no dia 6 de outubro.