Campanha de Vacinação contra HPV inicia com meta de imunizar 52 mil meninas
09/08/2013 14h46

Em uma iniciativa pioneira para imunizar cerca de 53 mil meninas de 11 a 13 anos de idade, em 686 escolas (municipais, estaduais e particulares) da capital, foi lançada na manhã desta sexta-feira, 09, a Campanha de Vacinação contra o Câncer de Colo do Útero, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado do Amazonas. A Escola Municipal Maria do Carmo Rebello, no São José II, na zona Leste, foi o local escolhido para dar início à vacinação contra o HPV e reuniu, além de secretários estaduais e municipais de educação e saúde, o prefeito Arthur Virgílio Neto e o governador Omar Aziz.
Ao destacar que a campanha se firmou como política pública, o prefeito disse que o Amazonas é o estado percursor da vacinação contra o HPV em escolas e que essa medida será adotada pelo Ministério da Saúde, a partir de 2014, em todo o país.
“Prefeitos e governadores que vierem depois de mim e do Omar, serão obrigados a seguir como lei esta política. Demos a ideia ao ministro da Saúde, que no ano que vem vai fazer às custas do governo federal, em todo o Brasil , o que estamos fazendo aqui, com recursos do governo e município”, afirmou Arthur.
O prefeito enfatizou que já conversou com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, sobre possível compensação dos investimento aplicados na campanha.
“Nós demos uma ideia, que esta sendo seguida pelo Governo Federal, por isso pedi ao ministro da saúde que ele achasse uma forma de nos restituir o que estamos investindo hoje. No ano que vem, todos os estados e município terão de graça, então porque não nos ressarcir?”, indagou.
O Ministério da Saúde anunciou, no mês de julho, a incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) da vacina contra o Papilomavírus (HPV) para 2014, tendo um público alvo de 3,3 milhões de pessoas no país.
Quem participa
A campanha é voltada para meninas que nasceram nos anos de 2000, 2001 e 2002, ou seja, com 11, 12 e 13 anos. Quem completar 11 anos até o final de 2013, também deve se vacinar.
A imunização passará por todo estado do Amazonas e, em Manaus, pretende vacinar 52.583 meninas até o dia 30 de agosto. No total, a campanha pretende atingir 116.532 meninas em todo o Estado.
Para que todas essas adolescentes recebam a primeira dose da vacina na própria escola em que estudam é necessário que os pais ou responsáveis autorizem através de formulários assinados antecipadamente.
A vacina deve ser ministrada em três doses, com intervalo de 60 dias para a segunda dose e 180 dias para a terceira dose.
As adolescentes que não estiverem, por qualquer motivo, matriculadas em escolas, poderão procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para receber a vacina.
O secretário Municipal de Saúde, Evandro Melo, afirmou que a prefeitura já está com toda a estrutura preparada para alcançar a meta da campanha.
“Toda a parte logística, na cidade de Manaus, será de responsabilidade da Semsa, que irá atender todas as meninas na faixa etária estipulada. Somente hoje, estaremos em 21 escolas municipais, 21 estaduais e seis particulares” , disse o secretário.
HPV
O Papilomavírus conhecido popularmente como vírus do HPV, é causador de 90% dos casos de câncer do colo de útero.
No ano passado, somente na cidade de Manaus , foram registrados 196 casos de mulheres que perderam a vida em decorrência de câncer, originado por infecção do HPV.
O vírus é transmito em sua maioria, por via sexual , porém existem casos de infecções de mãe para feto, chamada de transmissão vertical.