Campanha de Vacinação contra a Gripe já atingiu 59,19% do público-alvo

Por Prefeitura de Manaus

07/05/2014 18h53

Icone audio

congripevac2

 

A Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza), iniciada no dia 22 de abril, já atingiu 231.636 pessoas em Manaus, representando 59,19% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

 

Devem ser vacinadas crianças de seis meses até cinco anos, pessoas com idade a partir de 60 anos, os trabalhadores de saúde, os povos indígenas (aldeados), as mulheres gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

 

O total do público-alvo da campanha é estimado em 391.345 pessoas no município de Manaus, sendo que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar no mínimo 80% desse grupo, envolvendo 313.076 pessoas, o que vai garantir uma cobertura vacinal adequada e segura para a população.

 

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, informa que o município de Manaus tem disponível cerca de 400 mil doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). “É fundamental que a população não deixe de comparecer às Unidades de Saúde para se imunizar contra a gripe. Devemos lembrar que a vacina reduz o risco de complicações e agravamento da doença, principalmente entre o grupo de pessoas mais vulneráveis, como crianças e idosos”, afirmou Homero de Miranda Leão.

 

De acordo como o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

 

A campanha de vacinação será encerrada nesta sexta-feira, dia 09, e, de acordo com Homero de Miranda Leão, o Ministério da Saúde não indicou até agora a possibilidade de prorrogação das ações de imunização. “Até o dia 05 de maio, segundo o Ministério da Saúde, a campanha atingiu 14 milhões de pessoas em todo o Brasil, o que representa 28,22% da meta estabelecida para o território nacional. A prorrogação da campanha, caso aconteça, vai depender das estratégias estabelecidas pelo Ministério da Saúde”, esclareceu Homero de Miranda Leão.

 

Postos

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que a imunização está disponível em todas as Unidades Básicas que trabalham com salas de vacina, incluindo policlínicas da rede municipal, no horário das 08h às 17h, em um total de 123 estabelecimentos. Além disso, a Semsa mantém postos volantes que atendem em locais como creches e supermercados, de acordo com a necessidade registrada em cada Unidade de Saúde.

 

A vacina também está disponível nas dez Unidades Básicas de horário ampliado que estão abertas ao público de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, 7h às 13h.

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está disponibilizando ainda o serviço de agendamento da vacina pelo telefone 0800-280-8280, direcionado para o grupo prioritário impossibilitado de locomoção, como os idosos acamados. O agendamento pode ser feito por telefone de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

As dez Unidades de Saúde que funcionam em horário ampliado são:

1 – UBS Balbina Mestrinho – Rua 17, nº 170, Núcleo II, Cidade Nova I;

2 – UBS Sálvio Belota – Rua das Samambaias, nº 786, Santa Etelvina;

3 – UBS Áugias Gadelha – Rua A, nº 15, Cidade Nova I;

4 – UBS Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José II;

5 – UBS Alfredo Campos – Rua André Araújo, s/nº, Zumbi II;

6 – UBS Leonor Brilhante – Av. Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves;

7 – UBS Dr. José Rayol dos Santos – Av. Constantino Nery, s/n, Chapada;

8 – UBS Morro da Liberdade – Rua São Benedito, s/n. Morro da Liberdade;

9 – UBS Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa II;

10 – UBS Deodato de Miranda Leão – Av. Presidente Dutra, s/nº, Glória.