Campanha contra a dengue já atingiu 34,4 mil imóveis
26/12/2013 17h32

As ações da Campanha 10 Minutos Contra Dengue já atingiram 34.425 residências no município de Manaus. A campanha teve início no dia 25 de novembro com o objetivo de garantir a redução do número de casos de dengue, buscando a participação da população no controle do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.
Durante as ações da campanha, agentes de endemias visitam os imóveis e orientam os moradores sobre a aplicação de um check list em casa, conferindo os possíveis locais de proliferação dos criadouros dos mosquitos. “O direcionamento principal da campanha é informar à população de que são necessários apenas 10 minutos por semana para fazer uma checagem rápida no imóvel, verificando a existência de criadouros do mosquito, já que o ciclo da vida do Aedes Aegypti, do ovo até a fase adulta, leva cerca de 7 a 10 dias”, informou o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo.
De acordo com dados da Gerência de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae) da Semsa, houve redução do número de casos da doença nos últimos meses. No mês de novembro deste ano, foram registrados 146 casos notificados, sendo que, no mesmo período do ano passado, o número de casos notificados foi de 249. Já na primeira quinzena de dezembro deste ano, o número de notificações foi de quatro casos de dengue e em dezembro do ano passado, o número de notificações foi de 739 casos.
As ações da campanha estão sendo realizadas, inicialmente, nas localidades que apresentam maior risco de propagação da doença, identificadas no último Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) deste ano, realizado no período de 18 a 23 de novembro.
O LIRAa, realizado a cada três meses, identifica possíveis criadouros, verificando o grau de infestação do mosquito transmissor da dengue e eliminando os criadouros encontrados. A partir dele é possível definir as áreas prioritárias para intervenção e elaborar ações que possam evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença.
De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), um índice de infestação inferior a 1% significa que o município apresenta condições satisfatórias e de 1% a 3,9% significa estado de alerta. Acima de 4%, há maior predisposição para a ocorrência de surtos de dengue. O município de Manaus, segundo o último LIRAa, apresenta um índice de 3,7%.
Os bairros que apresentam maior índice de infestação são: São José, Zumbi dos Palmares, Tancredo Neves e Jorge Teixeira (zona Leste); Planalto, Lírio do Vale, Bairro da Paz, Alvorada I, São Jorge e Vila da Prata (zona Oeste); Flores, Parque 10, Adrianópolis e Nossa Senhora das Graças (zona Sul); e Cidade Nova, Colônia Terra Nova, Colônia Santo Antônio, Novo Israel e Novo Aleixo.
Além das ações da campanha 10 Minutos Contra Dengue, a Semsa está executando outras estratégias de combate à dengue, com a ampliação da assistência ao paciente, capacitação de todos os médicos e enfermeiros das redes estadual e municipal de saúde, intensificação das investigações epidemiológicas e das ações de controle vetorial, atividades de Educação em Saúde e Mobilização Social, e parceria com as secretarias estadual e municipal de Educação.
Departamento de Comunicação – SEMSA
Reportagem: Eurivânia Galúcio
(92) 3236-8315, 8842-8370
decom.semsa@gmail.com