BID destaca parceria com a Prefeitura de Manaus para melhorar a qualidade da educação
23/12/2014 14h56

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) destacou em seu site a parceria com a Prefeitura de Manaus para expandir a cobertura e melhorar a qualidade da educação no Ensino Infantil e Fundamental, nas escolas da rede municipal de educação. A publicação destaca que o BID investirá um empréstimo de US$ 52 milhões para ampliar a cobertura e melhorar a qualidade da educação em Manaus, por meio do Projeto de Expansão e Melhoramento Educativo da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem), da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A publicação pode ser conferida no site do BID por meio do link http://goo.gl/SzwxOH.
O site ressalta que o crédito do banco mais a contrapartida da Prefeitura de Manaus no valor de US$ 62 milhões permitirá a abertura de novas vagas na Educação Infantil e Ensino Fundamental, ao mesmo tempo em que vai melhorar a qualidade da educação nos níveis infantil e fundamental e fortalecerá a capacidade de gestão da Semed.
O Proemem prevê a construção de 26 Centros Integrados Municipais de Educação (Cimes), cada um com um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef). Ou seja, serão 13 Cmeis e 13 Emefs. Além disso, está prevista a construção de sete creches. O projeto contribuirá, ainda, para substituir escolas que utilizam instalações alugadas.
O programa apoiará a melhoria da qualidade da educação fundamental com a elaboração e implantação de programas de aceleração da aprendizagem por meio de reforço escolar para alunos com resultados acadêmicos mais baixos. Financiará ainda a reformulação dos concursos de ingresso à profissão docente e seu período de teste e fortalecerá os processos de seleção e capacitação dos formadores de professores.
O empréstimo do BID tem prazo de 25 anos, com período de carência de 5,5 anos e taxa de juros baseada na Libor (London Interbank Offered Rate, ou taxa preferencial de juros).
Texto: Cleidimar Pedroso