Balneários públicos estão em condições para banho
17/08/2011 15h21
Os testes realizados nas amostras de água, coletadas em 22 pontos da orla de Manaus pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), apontaram a boa qualidade da água dos balneários públicos de Manaus. O resultado da análise foi entregue na última segunda-feira (15).
Os exames foram realizados pelo Departamento de Vigilância Sanitária do Município (DVisa) e deram como resultados percentuais que variaram de 80 a 100%, em conformidade com a Resolução 274, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que determina como parâmetro, o limite máximo de 1000 NMP (Número Máximo
Provável) de coliformes fecais termotolerantes por cada 100 mililitro (ml) de amostra de água.
O trabalho de coleta é feito com a finalidade de informar a população sobre os riscos de contaminação, em casos por exemplo como o de ingestão das água contaminada ou contato com a pele em algum dos pontos da orla utilizados para banho. “Fazemos a coleta durante cinco semanas consecutivas e encaminhamos as amostras para o laboratório de Vigilância em Saúde, da DVisa, que nos encaminha o laudo”, explica o chefe do Setor de Monitoramento da Semmas, Samyr Mustafá. Segundo ele, o resultado é geralmente entregue num prazo que varia de dez a 15 dias, após a última coleta.
Os pontos de coleta da água são: Educandos, Ceasa, Acariquara, Igarapé Sauim de Coleira, Nascentes do Igarapé do Mindu, Tarumã, São Raimundo, Ponta Negra (Prainha, próximo ao anfiteatro, rampa do bar Itapoã e Escola de Remo), Praia Dourada, Flutuante da Tia, Praia da Lua (dois pontos), Praia do Arrombado, Praia do Tupé (dois pontos), Base Fluvial da Prefeitura de Manaus
(Centro) e Marina do Davi. Samyr explica que as novas coletas já foram iniciadas para divulgação de um novo laudo até o final do mês de setembro, período de movimentação intenso de banhistas nas praias e balneários públicos da cidade.
Em casos de análises que resultem fora do padrão, são tomadas medidas de orientação da população para que evitem os pontos, a exemplo de instalação de placas de advertência e trabalho de orientação/educação de banhistas.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Prefeitura Municipal de Manaus
Contatos : (92) 3236-9423


