Autistas mostram talento em apresentação de Ginástica Artística

Por Prefeitura de Manaus

05/04/2013 17h17

Icone audio

As crianças do Projeto ‘Vivas as Diferenças’, da Prefeitura de Manaus tiveram uma manhã diferente nesta sexta-feira (05). Isso porque, em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, no último 2 de abril, os pequenos receberam um café da manhã especial e fizeram apresentações de Ginástica Artística para os presentes. A comemoração, coordenada pela Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej), foi realizada na Quadra Poliesportiva Luciano Soares de Souza, localizado na Rua Rondônia – Conjunto Eldorado, no bairro do Parque 10.

Um dos mais empolgados com a festa era o pequeno Paulo Otávio de Oliveira, de oito anos. Mas, segundo a mãe do atleta, Enyr de Oliveira, nem sempre o menino foi tão animado. Há dois anos, Paulo não conseguia interagir com os outros a seu redor, preferia ficar recluso, mal pronunciava as palavras e na tinha coordenação motora.

“O Paulo só veio a começar a desenvolver a fala, a ter disciplina e a andar direitinho, quando ingressou no Projeto. No início, é claro, era difícil para ele entender que tinha que seguir as determinações da professora, mas após um mês ele já me cobrava para vir às aulas. Ver meu filho em evolução é uma felicidade sem tamanho. Agora ele tem perspectiva e um novo caminho”, disse a mãe, dona Enyr.

Prestigiando o evento, o secretário municipal de esportes, Fabrício Lima, disse que o objetivo é ‘recrutar’ cada vez mais pessoas com autismo e deficiências múltiplas para o projeto Viva as Diferenças, que disponibiliza aulas gratuitas de ginástica, futsal, natação e tênis e mesa, em vários Centros de Esporte e Lazer (Cels) da Cidade.

“Atualmente nós trabalhamos com 30 autistas e queremos aumentar este número, pois sabemos da importância da atividade física no tratamento dessas crianças e da alegria dos pais em ver seus filhos fazendo coisas que qualquer outra criança comum faz”, ressaltou o titular.

Professora do Projeto há um ano, Silmaria Maia, conta que todas as atividades realizadas com os autistas na Quadra Poliesportiva Luciano Soares de Souza, são mescladas com alunos que não apresentam nenhuma deficiência. Dessa forma, a interação com os que estão em volta é mais rápida e todos conseguem desenvolver a fala em tempo recorde.

“Eles se sentem mais conchegados e seguros por fazer parte de um mesmo grupo. Além disso, conseguem adquirir capacidade psicomotora, de raciocínio e de interatividade muito mais eficiente”, considerou a professora, ao avisar que os pais que desejarem escrever seus filhos no Projeto Vivas as Diferenças, podem realizar as matrículas (gratuitas) na sede da Semdej, localizada na Avenida Alameda Cosme Ferreira, Coroado II, em horário comercial.