Amazonense leva prata em Abu Dhabi e Manaus é confirmada como sede de Campeonato
12/04/2013 15h15

Nada em Abu Dhabi é simples. Os prédios, as mesquitas, os shoppings… Tudo é exagerado. O esporte, não fica atrás. Aqui um evento esportivo torna-se um verdadeiro show, com direito a sedes luxuosas, organização impecável, marketing infalível e surpresas ao público (sorteio de BMW, bung jump para diversão e apresentação de danças). Desde ontem (12) recebendo o Campeonato Mundial de Jiu Jitsu (Word Professional Jiu- Jitsu – WPJJC), idealizado pelo Sheikh Mohamed Bin Zayed, a Cidade mostra aos mais de mil atletas – sendo 13 amazonenses – vindos de 14 países diferentes, porque o WPJJ é o principal torneio mundial da modalidade e o motivo de ser tão respeitado nos Emirados Árabes.
“Tudo é muito surreal e diferente. Nunca vivi nada parecido e jamais pensei chegar até aqui. Estou feliz por conseguir vivenciar isso e ter a oportunidade de aprender e conhecer um lugar incrível com a competição. A cultura deles é diferente e o respeito que eles tem devido a gente ser atleta é algo compensador”, disse o amazonense Leandro Lima, que representou muito bem o Amazonas ao levar a medalha de prata na categoria até 64 quilos.
“Amanhã (13) é a vez de eu tentar a Absoluto e vou dar o meu melhor para conseguir levar pódio. Fiquei feliz com a prata, pois meu adversário, um russo, era bastante forte e consegui finalizá-lo. Além disso, á primeira vez luto fora do Brasil”, disse o faixa branca, que saiu de Santa Izabel do Rio Negro para encarar o mundo através do esporte. Para estar hoje em Abu Dhabi, Leandro deixou sua residência no interior do Amazonas e há um ano mora na academia Gracie Barra Amazonas. E não é que a “estratégia” parece ter dado realmente certo?
“Quando meu treinador disse que eu poderia melhorar treinando em Manaus, não pensei duas vezes. E apesar de ter sido muito difícil no começo, pois deixei minha mãe e família, sabia que essa mudança iria me ajudar para passar na seletiva do mundial. Nada foi fácil, mas tudo valeu a pena e acabei ganhando em Manaus e me classificando para o torneio principal”, considerou Leandro, que espera ansioso voltar para a terrinha baré e poder avisar a sua mãe, Waldelia Cunha, que se deu bem na terra do Sheik.
Seletiva 2014 confirmada em Manaus
Quem também está em Abu Dhabi, fora dos tatames, mas representando muito bem o Amazonas é o titular da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej), Fabrício Lima. O gestor teve uma reunião na manhã de hoje (13) com o representante do Sheikh Mohamed Bin Zayed, senhor Abdul Munam, e confirmou que Manaus será mais uma vez sede do Abu Dhabi World Trials. A confirmação, porém, veio com uma novidade: A seletiva para o Campeonato de 2014 será realizada ainda este ano, no mês de novembro, em Manaus.
“Conversei por muito tempo com o Abdul e ele elogiou muito a seletiva de Manaus, assim como nossos atletas, e concedeu mais uma vez que a seletiva seja feita em Manaus. Agora vamos para o terceiro ano seguido com a Word Trials no nosso Estado. A única exigência dele, é que a seletiva seja ainda este ano, assim como nos demais estados. A medida é para que os atletas possam ter mais tempo e se programar para tirar passaporte, visto e treinar”, explicou Lima, ao complementar.
“Considero este fato como mais uma vitória da Prefeitura de Manaus e o Sheikh me encarregou de marcar um encontro entre o prefeito Arthur Neto e ele, para que ambos possam lutar por uma causa: Transformar o Jiu Jitsu em modalidade olímpica. Vou me encarregar desta missão junto ao prefeito, e tenho certeza que breve haverá este encontro”, considerou o Secretário.
Absoluto é amanhã!
Com oito horas de diferença em relação a Manaus (para mais), realmente não é fácil se adaptar em Abu Dhabi da noite para o dia. Entretanto, após três dias nos Emirados Árabes, Leandro Oliveira se diz pronto para ter uma noite tranquila de sono e poder chegar ao Absoluto, amanhã (12), com as baterias recarregadas.
“Tudo aqui realmente impressiona, inclusive o fuso horário, que deixa a gente perdido no início, e a comida que é carregada de pimenta. Mas já estou ficando habituado e amanhã quero fechar com chave de ouro”, disse o atleta, que garantiu o Free Pass para o WPJJ (que inclui passagem ida e volta, visto, estadia e alimentação em Abu Dhabi), após vencer a seletiva em Manaus, no mês de fevereiro.