Alunos e moradores do Puraquequara aprendem a fazer sabão em oficina
19/11/2014 14h52

Alunos da rede municipal e moradores da Comunidade Bela Vista, no Puraquequara, zona Leste, tiveram a oportunidade de aprender a fazer sabão a partir do óleo de cozinha usado. As técnicas foram repassadas em oficina, promovida pela Oca do Conhecimento na tarde desta terça-feira, 18. A oca é um projeto administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A coordenadora das Ocas do Conhecimento Ambiental, professora Gina Gama, explicou que esta foi a última atividade do ano na Oca do Puraquequara, inaugurada recentemente. Ela destacou a importância do trabalho com a comunidade voltado para o meio ambiente.
“A Oca é um espaço não formal da Semed, que tem como papel trazer a comunidade para assumir uma postura diferente em relação ao meio ambiente, uma postura mais sustentável. Hoje, nós estamos com os alunos do curso de Química da Uninorte que estão ministrando a oficina. Temos também alunos das nossas escolas e idosos do projeto da Petrobras, todos em parceria. É muito significativo para nós estarmos com a comunidade trabalhando esse cuidado com o meio ambiente, de mudança de postura, para que todos aprendam a cuidar melhor da nossa cidade”, informou Gina.
Responsável por ministrar o curso, Amanda Shirleia, informou que o projeto é aberto para o público em geral e lembrou que as pessoas podem aprender a fazer o sabão de maneira rápida e, assim, garantir um dinheiro a mais no orçamento familiar.
“A Oficina de Sabão Reciclado faz parte de um projeto maior do curso de Química, que tem o objetivo de preparar um ambiente melhor, usando materiais que iam para o lixo. Nós pegamos o óleo de cozinha usado, aquele que ia para o ralo da pia, soda cáustica, embalagens de materiais recicláveis e mexemos tudo com palitos ou espetos. Em torno de 15 minutos depois, a pessoa já fez seu próprio sabão. Diante da pesquisa que fizemos, a pessoa pode ter uma economia em casa de até R$ 25. Agora, estamos conseguindo levar este projeto para comunidades distantes.”, relatou.
Pensando na economia e na oportunidade de gerar uma renda extra, a dona de casa Valdenice Rodrigues de Souza, que mora da comunidade Bela Vista, no Puraquequara, se inscreveu no curso.
“Não sabia como fazer sabão. Quando anunciaram a oficina, eu me interessei em saber sobre o processo para garantir um dinheiro a mais. Será muito bom termos mais cursos como este, pois aprendemos coisas diferentes e ganhamos um dinheiro a mais para ajudar em casa”, disse.
Aula prática
Professor de Ciências da Escola Municipal Francisco Nunes da Silva, Aldo Matos informou que a oficina funcionou também como aula prática para os alunos do 9º ano, que estão estudando “mistura de substâncias”. “É essa parceria da escola com as Ocas que nós queremos, essa interação. Nossos alunos estão no 4º bimestre e estão recebendo aula de mistura de substâncias homogêneas e heterogêneas. Ele valorizam muito o aprendizado”, informou.
TEXTO: João Pedro Figueiredo
FOTOS: Rodemarques Abreu/Semed