Alunos aprofundam pesquisas em energia elétrica e apresentam trabalhos sobre o tema
19/08/2015 14h42

Com o tema “Luz, ciência e vida para Manaus”, os alunos da Escola Municipal Francinete Rocha Brasil, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, apresentaram, na manhã desta quarta-feira, 19, cinco trabalhos com a temática na feira de ciências da unidade de ensino que neste ano, envolveu direta e indiretamente cerca de 650 estudantes.
Os alunos do 3º ano abordaram a energia solar. Acompanhados do professor da classe, eles visitaram empresas que comercializam painéis que transformam a luz do sol em energia elétrica. Na sala, uma maquete mostrou como a energia solar pode ser usada para beneficiar o dia a dia das pessoas.
Já os estudantes do 5º ano falaram sobre o poder do cérebro. Nessa linha, apresentaram objetos que promovem ilusão de ótica e também como o homem encontrou, ao longo do tempo, a luz de LED. A sala foi ornamentada com luzes do tipo e quadros com objetos que levam o cérebro à ilusão.
Para a aluna Ana Karolina Marques, 11, que vem acompanhando as obras na cidade, o prefeito Arthur Virgílio Neto está ‘antenado’ sobre a importância do uso da luz de LED. Nas pesquisas da estudante ela constatou que mais de cinco mil lâmpadas de LED foram instaladas na cidade, em substituição às antigas.
Outra programação científica que vem movimentando a comunidade é na Escola Municipal Rosa Sverner, também no Jorge Teixeira. A programação envolveu mais de mil estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e dos projetos Se Liga e Acelera do Instituto Ayrton Senna na 3ª Feira de Ciências e Tecnologia, com o tema “Energia Renováveis”.
A feira é baseada nos projetos “Educação ambiental e as fontes renováveis de energia”, com os alunos do 1º ao 5º ano e “Ciência show”, com a participação dos estudantes do 6º ao 9º ano das disciplinas de geografia e ciências.
Os alunos apresentaram os resultados de seus trabalhos e atividades nas temáticas de energia solar, eólica, com petróleo, hidroelétrica e gás natural nas salas temáticas.
Textos: Thiago Botelho e Paulo Rogério
Foto: Lton Santos e Cleomir Santos