Alimentação saudável é estimulada nas Unidades Básicas de Saúde
16/10/2015 11h35

No Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) comemora a implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil em 28 unidades de saúde, trabalho que começou no mês de agosto em Manaus. O objetivo da estratégia, instituída pelo Ministério da Saúde, é reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Ivone Amazonas, explica que a implantação da estratégia dá início ao processo de credenciamento e certificação das UBSs como integrantes da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil.
“O credenciamento é feito pelo Ministério da Saúde a partir de monitoramento das UBSs por um período de três meses. A implantação da estratégia inclui a realização de oficinas nas UBSs, envolvendo pelo menos 85% dos profissionais e a execução de ações voltadas para a proteção da amamentação e a promoção da alimentação saudável para crianças de até dois anos de idade”, explica Ivone Amazonas.
Durante esta semana, nove servidores da rede municipal, das áreas técnicas de Saúde da Criança e Saúde Nutricional, participaram de uma oficina de formação de tutores, que consiste na qualificação de profissionais de referência que serão responsáveis pela disseminação da estratégia nas UBS, apoiando o planejamento, o acompanhamento e fortalecimento das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável.
As aulas práticas aconteceram na tarde de quinta-feira, 15, com a implantação da estratégia nas Unidades de Saúde Nilton Lins (zona Sul), Lindalva Damasceno (zona Oeste), Gilson Moreira (zona Leste) e na Policlínica Dr. José Antônio da Silva (zona Norte).
A nutricionista e tutora Daniele Belota, responsável pela área de Saúde Nutricional do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), destaca que a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil promove o incentivo à alimentação saudável para crianças ainda no pré-natal. “A alimentação saudável tem um impacto direto no crescimento e desenvolvimento das crianças, além de ser essencial para reduzir a mortalidade infantil e evitar a obesidade. As UBSs realizam o trabalho de incentivar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e orientam as famílias sobre a alimentação complementar adequada nas faixas etárias de sete meses, dez meses e um ano de vida”, informa Daniele Belota.
Um dos focos na Estratégia Amamenta e Alimenta é desmistificar preconceitos ou rótulos na alimentação das crianças depois dos seis meses. “Por questões culturais, os pais acabam evitando oferecer alguns alimentos essenciais para as crianças, como o feijão. O importante é considerar questões como a variedade, a consistência e o preparo, introduzindo aos poucos o alimento adequado a cada faixa-etária”, reforça a nutricionista.
Reportagem: Eurivânia Galúcio