Alça de retorno do Complexo Viário Gilberto Mestrinho é liberada
21/10/2015 16h31

Motoristas que transitam pela avenida Ephigênio Salles já podem utilizar as alças de retorno do Complexo Viário Gilberto Mestrinho, no Coroado, zona Leste. A Prefeitura de Manaus liberou, nesta quarta-feira, 21, o tráfego de veículos no local, permitindo que os condutores façam o retorno sem precisar acessar a rotatória.
“Também fizemos outras melhorias nesse complexo viário, com camada asfáltica de sete centímetros de compactação. Com esse alargamento das alças, fizemos o ajuste que faltava para uma grande obra que passa a servir melhor o trânsito de Manaus”, disse o prefeito Arthur Virgílio Neto, ao liberar o acesso de veículos aos retornos.
Com as novas alças – projetadas pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) – a expectativa da prefeitura é reduzir o volume de veículos na rotatória em até 15% e desafogar o trânsito naquela área. No horário de pico, segundo o Manaustrans, a rotatória é utilizada por mais de 12 mil carros por hora.
“Nosso pior problema aqui era a saída da Alameda Cosme Ferreira, que cruzava com três fluxos diferentes. Com essa obra, estamos liberando dois fluxos, de quem vem da Ephigênio Sales e da Rodrigo Otávio. Isso dará maior agilidade ao fluxo, diminuindo o tempo de viagem dos motoristas, que ganham ainda na segurança”, reforçou o diretor-presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins.
Entre as melhorias promovidas no local, está a ampliação de uma faixa, a manutenção da rede de drenagem e a construção de novas calçadas. A faixa à direita para quem sai da Alameda Cosme Ferreira em direção às avenida Ephigênio Sales ou Governador José Lindoso foi alargada em 1,20 metro. Nesse mesmo trecho, uma nova rede de drenagem com 280 metros foi instalada, substituindo a antiga que apresentava desgaste.
Calçadas foram construídas, também, no entorno das alças para garantir a travessia segura dos pedestres, além da implantação de 12 rampas de acesso para cadeirantes. O complexo conta, ainda, com seis faixas de pedestres, sendo uma em cada alça de retorno. O Manaustrans cuidou da instalação de uma estrutura metálica com a função de limitar a passagem de veículos com mais de 2,5 metros de altura. Estão sendo executadas, ainda, as sinalizações verticais com a implantação de placas indicativas para o retorno e pinturas horizontais de redução de velocidade e parada obrigatória.
Durante essa semana agentes do Manaustrans vão atuar no local orientando os motoristas. O tráfego nas novas alças é permitido apenas para veículos de pequeno porte – ciclomotor, motoneta, motocicleta, triciclo, automóvel utilitário, caminhonete e camioneta. Veículos pesados – ônibus, micro-ônibus, caminhão, caminhão-trator, trator de rodas, trator misto, chassi-plataforma, motor-casa, reboque ou semireboque e suas combinações – não poderão circular nos retornos e terão que contornar a rotatória. Os veículos pesados e leves são classificados de acordo com resolução 240/2010 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Recapeamento
Recentemente, a prefeitura finalizou o recapeamento total da rotatória do Complexo Viário Gilberto Mestrinho. O antigo asfalto foi substituído por uma nova capa de Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CBUQ), um dos tipos de revestimentos asfálticos mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras. O novo recapeamento tem dez centímetros de espessura, sendo utilizadas 2.380 toneladas de massa asfáltica para recapear aproximadamente 9.400 m².
As oito pistas que formam o começo – aproximadamente 15 metros – do encabeçamento das alças viárias da Rodrigo Otávio, Cosme Ferreira, André Araújo e Darcy Vargas também foram recapeadas.
Fotos: Alex Pazuello