Ações de saúde do adolescente em Manaus apresentam resultados positivos em levantamento do Ministério da Saúde

Por Prefeitura de Manaus

15/06/2015 12h12

Icone audio

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou um levantamento sobre a qualidade da atenção à Saúde do Adolescente em Manaus. O trabalho contou com entrevistas de 297 gestores, membros das comunidades e com os usuários adolescentes de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. O resultado, apresentado na última sexta-feira, 13 de junho, foi positivo em vários aspectos.

 

O levantamento contou com o uso de um aplicativo desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e teve a coordenação do Ministério da Saúde (MS). “Utilizamos essa tecnologia do aplicativo, que está sendo usada em outras cinco capitais do país, para buscar a perspectiva do usuário e da comunidade quanto ao trabalho realizado para os adolescentes, para saber se está sendo recebido com qualidade. E o levantamento foi muito positivo em todos os itens que trazia”, comemorou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, a respeito dos percentuais que caracterizaram a atenção em adequada (81%), eficaz (80%), acesso (73%), equidade (67%) e aceitável (61%).

 

As dimensões de qualidade ficaram definidas em equidade: em que todos os adolescentes, e não apenas determinados grupos, são capazes de obter os serviços de saúde de que necessitam; acesso: adolescentes são capazes de obter os serviços que são prestados; aceitável: os serviços de saúde são prestados de forma a atender as expectativas dos usuários adolescentes;  adequado: os serviços de saúde que os adolescentes necessitam são fornecidos; e eficaz: os serviços de saúde adequados são fornecidos de acordo com o recomendado pelo MS e contribuem para a promoção de saúde de adolescentes.

 

O levantamento foi realizado nos últimos seis meses, tendo como referência uma Unidade Básica de Saúde (UBSs) por Distrito de Saúde, sendo escolhidas a UBS Santo Antônio (Disa Oeste), UBS Dr. José Amazonas Palhano (Disa Leste), UBS Lourenço Borghi (Disa Sul), UBS Nossa Senhora de Fátima (Disa Rural) e UBS Frei Valério Di Carlo (Disa Norte).

 

Com o trabalho, o próximo passo será a avaliação dos pontos considerados fortes ou as fragilidades do serviço conforme apontados nas entrevistas. “Cada unidade que entrou nesse levantamento obteve um resultado que será explorado para a melhoria do serviço, mas só de termos a oportunidade de conhecer a opinião dos nossos usuários e dos nossos gestores já foi muito gratificante uma vez que realizamos o trabalho muitas vezes sem a perspectiva do nosso público. É inovador”, destacou a técnica do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente, Ana Cristina Dias.

 

Parcerias

Além do Ministério da Saúde, o Levantamento sobre a qualidade da atenção à Saúde do Adolescente em Manaus contou ainda com a parceria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para o registro acadêmico das boas práticas em saúde, por intermédio do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (NESA). O grupo do núcleo acadêmico é composto por sete técnicos e um coordenador, cada um responsável por desenvolver o trabalho nas capitais Curitiba, Goiânia, Belo Horizonte, Distrito Federal e Manaus.

 

“O nosso principal objetivo é colaborar para que as práticas exitosas sejam divulgadas, em especial na revista Adolescência e Saúde e na nossa biblioteca virtual”, explicou a enfermeira carioca, Rejane Araújo de Souza.

 

Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa):92 3236-8315