Ações da Espi surpreendem membros do Conselho de Gestão Estratégica da Prefeitura durante visita
15/09/2015 19h06

Os membros do Conselho de Gestão Estratégica da Prefeitura de Manaus que estiveram presentes na Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), na tarde desta terça-feira, 15, não esconderam a surpresa e o entusiasmo com as ações desenvolvidas pela Escola. Os trabalhos de capacitação de servidores, permissionários, feirantes, mototaxistas e microempreendedores, assim como os programas de inclusão socioeducacional, foram apresentados à comitiva pela diretora-geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo.
“Confesso que estou surpreso. Não fazia ideia de que a Espi desenvolvia tantas ações, principalmente as que estão sendo feitas com mototaxistas e camelôs”, declarou ao final da apresentação, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Amazonas (FCDL-AM), Ezra Ben Zion Manoa. Para ele, a visita da comitiva de representantes do Conselho Municipal de Gestão Estratégica foi uma excelente oportunidade de levar tais atividades ao conhecimento das entidades representadas no grupo.
Quem também esteve presente na visita institucional foi o secretário-geral do Conselho, o ex-senador Jefferson Praia. “Viemos ver o que a Escola está fazendo em termos de capacitação e, com isso, poderemos propor ações no sentido de aprimorar as atividades que já estão sendo feitas”, avaliou Praia, que também ficou satisfeito com o desempenho da Prefeitura tanto nas ações de capacitação de servidores quanto no trabalho de inclusão socioeducacional, implementados pelos programas Bolsa Universidade (PBU), Idiomas (PBI) e o recém-lançado Programa Bolsa Pós-Graduação (PBPG).
“Agora vamos ouvir os representantes de classes, instituições, empresários e demais segmentos representados no Conselho com vistas a contribuir com esse importante trabalho”, afirmou o secretário-geral.
O Conselho Municipal de Gestão Estratégica da Prefeitura de Manaus possui, atualmente, 34 membros que representam empresários, indústrias e segmentos do comércio varejista. O grupo possui três comissões: Administração, que esteve na visita à Espi; Infraestrutura e Social.
Prestação de contas
Para a diretora-geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, mais que uma visita institucional para apresentar as ações feitas pela Escola, a recepção aos representantes do Conselho Municipal foi uma forma de, em sua avaliação, prestar contas à sociedade do que a Prefeitura tem feito, por meio da Espi, na área da capacitação e na inclusão socioeducacional.
“O Conselho é o órgão colegiado mais importante na Prefeitura. Na estrutura organizacional, eles ficam vinculados diretamente ao prefeito para dar essa visão global da estrutura do Município e dar um direcionamento que a cidade deve ter num processo de 20, 30 anos. O conselho ajuda o prefeito no processo de condução das escolhas. E esse trabalho diz respeito à cidade, aos servidores. É importante dar satisfação à população do que a gente faz aqui na Espi”, avalia Luiza Bessa.
Fotos: Tácio Melo
Assessoria de Comunicação da Escola do Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi)