Ação simbólica realizada pela prefeitura marca os 48 anos da Suframa
28/02/2015 15h41

O prefeito Arthur Virgílio Neto participou, neste sábado, 28, ao lado de mais de 250 agentes de limpeza, de uma mega-ação no Distrito Industrial. O ato simbólico fez parte das comemorações dos 48 anos da Suframa. O trabalho começou cedo e percorreu todo o trecho que vai da Bola da Suframa até chegar ao porto do Ceasa, na BR-319. Os trabalhadores tomaram a principal via de acesso do Distrito Industrial com serviços de poda, capinação e varrição.
Segundo o prefeito, a medida deve servir de reflexão para que o Governo Federal resolva o impasse sobre a recuperação das ruas do Distrito. “É uma homenagem à Suframa e à Zona Franca de Manaus, que tem sustentado muito fortemente a economia do Estado, ao mesmo tempo em que não deixa de ser um protesto. É uma área federal e que sempre foi trabalhada a partir da liberação de recursos federais e agora está praticamente abandonada. A economia brasileira perdeu o prumo e nós estamos fazendo aquilo que era pra ter sido feito pelo Governo Federal e que tradicionalmente é realizado pela prefeitura em outras zonas da cidade”, afirmou Arthur Neto.
Quem passou pelo local aprovou o trabalho. Como a autônoma Martha Alves. “Essa era uma necessidade muito antiga, o mato já estava tomando de conta das ruas e todo o serviço está de parabéns”, comemorou. Quem também fez questão de parar para elogiar o trabalho foi o caminhoneiro Jurandir Campos. “O único prefeito que fez algo parecido foi o próprio Arthur Neto há 20 anos. A cidade de Manaus tem muito do que se orgulhar”, completou.
A iniciativa do mutirão de limpeza na área do Distrito foi uma proposta do deputado estadual Sabá Reis (PR), que também espera que novos rumos econômicos sejam adotados no Amazonas após a prorrogação da Zona Franca de Manaus por mais 50 anos. “Com essa ação, o prefeito demonstra que essa celeuma de quem é a responsabilidade sobre o Distrito Industrial é uma questão menor, porque o Distrito faz parte da cidade que eu sei que ele gosta tanto. Estamos apenas fazendo a nossa obrigação”, destacou.
Outras demandas
O mutirão de limpeza é realizado, regularmente, pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) em todos os bairros de Manaus. Nos próximo dias, o serviço chegará a novos dois bairros da zona Oeste. “Atualmente priorizamos as ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e já estivemos nas comunidades Monte Sinai, Vale Sinai e Cidade do Leste. Também priorizamos o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) no que se refere ao combate à Febre Chikungunya, além das demandas da própria Semulsp. Esta semana limpamos o bairro Nova Esperança e dentro de mais 15 dias devemos chegar aos moradores da Redenção e Bairro da Paz, na zona Oeste”, finalizou o secretário da Semulsp, Paulo Farias.
REPORTAGEM: Alita Falcão / FOTOS: Alex Pazuello