Ação ambiental de Manaus é modelo para Porto Velho
25/03/2013 23h48

Os projetos de educação ambiental e arborização desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), da Prefeitura de Manaus, servirão de inspiração para iniciativas na cidade de Porto Velho (RO). Na última semana, dois representantes da prefeitura daquele município estiveram em Manaus, por dois dias, para conhecer o trabalho desenvolvido pela Semmas e firmar as bases para um intercâmbio de experiências que possam colaborar com a implantação de programas e projetos na Secretaria de Meio Ambiente (Sema) daquela cidade.
O engenheiro florestal Dennis de Souza Oliveira e a bióloga Lucimara Camargo A. Souza estiveram com a secretária Kátia Schweickardt, e o diretor de Arborização, Heitor Liberato. Eles aproveitaram para conhecer alguns dos parques e unidades de conservação municipais e o trabalho do Departamento de Arborização, Paisagismo e Educação Ambiental da Semmas.
Segundo os técnicos, o interesse pelo incentivo à arborização urbana é total por parte da prefeitura de Porto Velho e as iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura de Manaus têm grande repercussão em toda a região Norte. Além buscar subsídios para a estruturação da pasta em Porto Velho, os representantes rondonienses convidaram a Prefeitura de Manaus a participar de um seminário que acontecerá na cidade com a finalidade de iniciar a discussão para elaboração do Plano Diretor de Arborização de Porto Velho.
“O solo da cidade é arenoso, o que dificulta as ações de plantio, e enfrentamos lá dificuldades como ausência de passeios públicos com espaço suficiente para arborização e canteiros estreitos. Percebemos que aqui em Manaus a Prefeitura vem conseguindo, a partir da utilização de espécies apropriadas e crescimento rápido, arborizar as vias e espaços públicos”, afirmou Dennis.
Segundo ele, o viveiro de Porto Velho ainda tem uma produção limitada, aproximadamente 600 mudas/dia, e é preciso vencer também esse desafio. Em Manaus, a produção atualmente é da ordem de 2 mil mudas/dia.