A equipe do projeto de automação e robótica da Escola Municipal Jorge de Resende Sobrinho, localizada no bairro Tancredo Neves
06/10/2016 16h30

A equipe do projeto de automação e robótica da Escola Municipal Jorge de Resende Sobrinho, localizada no bairro Tancredo Neves, zona Leste de Manaus, vai representar o Amazonas na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontece entre os dias 9 e 12 de outubro, em Recife (PE).
A equipe, composta pelos alunos Laís Sampaio da Silva, Laura Vitória Melo Braga e Pedro Victor dos Santos Oliveira, todos com 14 anos e cursando o 9º ano, vai viajar acompanhada pelo técnico Daniel Modesto e pelo gestor da unidade de ensino Oswaldo Neto, principal incentivador do projeto.
Para participar do torneio, a equipe venceu a etapa regional da OBR, se destacando como única escola pública a participar da competição. Mas agora, além do desafio de colocar o “robô TT” para seguir as linhas e superar os obstáculos da disputa, os três alunos precisam superar a ansiedade de viajar de avião pela primeira vez.
“Dá um frio na barriga viajar de avião pela primeira vez, mas estamos tentando deixar a mente limpa, só pensar em coisas boas. Vamos sem a nossa família, só com os nossos técnicos, mas já temos tudo programado o que vamos fazer esses dias em Recife dentro da OBR”, explicou Laís.
Após vencer a etapa regional, o robô que será usado na etapa nacional recebeu um aprimoramento quase completo, o que aumenta o entusiasmo da equipe.
“Vamos apresentar nosso robô seguidor de linha, após aprimorarmos quase 100% suas configurações para que ele funcione da linha da melhor forma possível. Não tínhamos expectativa de ganhar a etapa regional e vencemos, agora com essa melhora estamos confiantes para trazer um bom resultado”, contou Laura.
Para Pedro, o avanço dos trabalhos técnicos deixa a equipe de Manaus à altura de competir com outras 50 equipes de todo País. Ele também explicou algumas habilidades do robô. “O nosso robô tem que desviar de obstáculos, tem gaps e rampa para pegar bolinhas. Estamos preparamos e esperamos um bom resultado”, informou.
Para participar do projeto de robótica da escola, os alunos tem que ter uma média bimestral de 8 pontos em todas as matérias.
“A partir do Ensino Fundamental eles já têm contato com tecnologias que podem ajudar eles a serem engenheiros, arquitetos, programadores, pessoas que trabalham com robótica profissional, além de ser uma forma de premiar os melhores alunos com melhores desempenhos em sala de aula”, destacou o gestor Oswaldo Neto.
O projeto acontece na escola desde junho de 2015 e, ao todo, envolve 20 alunos, que são incentivados a ter o contato mais intenso com a tecnologia. O interesse dos alunos em aprender cada vez mais faz o gestor sonhar alto.
“Com a ajuda da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e de demais amigos, temos condições de competir de igual para igual com equipes de todo País. Esperamos ter destaque e espero que seja o primeiro lugar, garantindo nossa vaga na RoboCup, que acontece em abril de 2017 em Tóquio, no Japão”, finalizou Oswaldo.
Texto: João Pedro Figueiredo
Fotos: Karla Vieira / Semcom
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054