Prefeitura leva debate sobre Plano Municipal à zona Rural
11/05/2017 17h16

Debater e buscar a opinião da juventude de Manaus para a criação do primeiro Plano Municipal de Juventude da cidade é a proposta da Prefeitura de Manaus com a realização de audiências públicas. Nesta quinta-feira, 11/5, a proposta foi levada à zona Rural, com a realização da primeira reunião na Escola Municipal Ebenézer, localizada no Lago Tarumãzinho (Tarumã-Mirim). Aproximadamente 100 adolescentes e jovens, entre 12 a 16 anos, de quatro escolas locais, participaram dos debates.
“É fundamental que a gente leve essas discussões sobre políticas públicas sobre juventude para pessoas de todas as zonas de Manaus. A opinião de quem mora aqui é tão ou mais importante de quem mora na cidade, porque aqui eles necessitam mais do auxílio do poder público por questões de distanciamento da cidade (a comunidade fica há 30 minutos de lancha da Marina do Davi)”, ressaltou Bruno Soares, presidente do Conselho Municipal de Juventude (CMJ).
Para a diretora da Escola Municipal Ebenézer, Fernanda Freitas, é importante que haja esse contato entre o poder público e a zona Rural de Manaus. “É bem importante que tenha essa interação com as crianças ribeirinhas. De forma bem didática explicaram para eles o que é o Plano Municipal de Juventude e qual a sua importância. Eles vão contribuir para que benefícios sejam revestidos na própria comunidade deles”, declarou.
Participativo e empolgado com as discussões, Ilsion Geron da Silva, 15, procurou expor sua opinião para que sirva como proposta para o Plano Municipal de Juventude. “Gostei muito da reunião, procurei ser participativo para expor as nossas necessidades aqui na comunidade e participar desse momento único que será a criação do Plano Municipal de Juventude”, declarou Geron que cursa o sexto ano do ensino fundamental.
Tímida e com o sonho de ser veterinária, Nelcirene dos Santos, 14, cursa o sétimo ano do ensino fundamental. “É muito bom contar com a participação de ações da cidade com a nossa comunidade. Hoje pudemos contribuir com opiniões e propostas e quem sabe quando o Plano for aprovado a nossa comunidade possa receber benefícios oriundos do poder público”, disse.
A comunidade
A Associação Comunitária Rural Ebenézer (Acre) foi fundada em setembro de 1991, atualmente, mais de 300 pessoas moram no local e suas principais atividades econômicas e de sustento são a agricultura e a pesca.
Em 2010, a escola Municipal Ebenézer venceu o Prêmio Construindo a Nação, do Instituto de Cidadania Brasil que premia ações voltadas para à sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. A escola recebeu o prêmio através do projeto ‘A Consciência Verde – O Cidadão Ecológico’, em que alunos e comunitários criavam e produziam brindes através de reaproveitamento de materiais como lona, banner, cipós, árvores mortas e sementes.
Próximos passos
Na próxima semana as Audiências Públicas serão levadas para outras duas escolas na zona Rural, uma no rio Amazonas, ainda a ser definida, e na Escola Solange Nascimento, na Rodovia BR-174.
No total serão realizadas 15 Audiências Públicas até o dia 20/5, o prazo para consulta online e propostas de audiências livres será realizado no dia 15/5. Ao fim do colhimento das propostas, os conselheiros do CMJ realizarão uma conferência extraordinária para o levantamento de todas as propostas no dia 3/6, no Café Teatro, Centro. E por fim o envio da Proposta Final do Plano Municipal de Juventude será enviado para votação na Câmara Municipal de Manaus.
Texto: Fábio Leite
Fotos: Mauro Smith
Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskUKXwAU
Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel): (92) 3248-8706 / 3236-4190