Prefeitura interdita obra em área de proteção ambiental

Por Prefeitura de Manaus

31/03/2022 20h42

Icone audio

Uma ação de fiscalização da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), flagrou uma obra irregular na Área de Proteção Ambiental (APA) Sauim-de-Manaus, no bairro Cidade Nova, zona Norte. A obra já havia sido interditada em agosto de 2021.

 

Prefeitura interdita obra em área de proteção ambiental

 

Agora, com novas denúncias de moradores de que havia continuidade dos trabalhos na área, a equipe do departamento de Fiscalização da Semmas voltou ao local da ocorrência e lavrou dois autos: um por descumprimento à interdição (infração gravíssima), e outro por intervenção em Área de Preservação Permanente (APP) – infração grave, conforme prevê os artigos 131, 137 e 139, do Código Ambiental de Manaus (lei municipal nº 605/2001).

As multas totalizam 552 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o que corresponde a R$ 70.197,84. Caso haja reincidência, os responsáveis pela obra devem ser multados diariamente.

“Eles já haviam sido interditados em 20 de agosto de 2021. Como houve o descumprimento da interdição, foram aplicadas as multas”, informou o agente de Fiscalização da Semmas, Ronnivaldo Abucater Barros.

O terreno, com construção irregular de quitinetes, fica localizado na rua 190, núcleo 16, bairro Cidade Nova, nas proximidades do igarapé do Goiabinha e na APA Sauim-de-Manaus.

Denúncias 

As denúncias sobre crimes ambientais podem ser formalizadas via e-mail: denuncias.semmas@pmm.am.gov.br. Mais informações podem ser obtidas nos perfis da Semmas nas redes sociais (@semmasmanaus).

— — —

Texto – Taianna Castro / Semmas

Foto – Ronnivaldo Abucater / Semmas