Prefeitura de Manaus encerra primeiro dia do ‘Mutirão no Bairro’ com diversas ações de infraestrutura e urbanização no Alvorada 

Por Prefeitura de Manaus

27/05/2025 19h48

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), encerrou com aprovação popular o primeiro dia do programa “Mutirão no Bairro”, realizado nesta terça-feira, 27/5, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste. Com ações concentradas de infraestrutura, limpeza, iluminação, serviços sociais e urbanização, o mutirão foi recebido com entusiasmo e gratidão pelos moradores, que já sentem os efeitos práticos da presença da gestão nas ruas.

“Estão indo além das promessas. Quando chovia, era um desespero, alagava tudo. Agora, com a construção da nova ponte, a realidade vai mudar. A antiga era péssima, essa vem para dar dignidade. Sou muito grata”, disse a dona de casa Ana Sofia Lima, 53 anos, moradora da rua Doutor Abílio Alencar, onde uma nova ponte de madeira de 80 metros começou a ser erguida no primeiro dia de mutirão. A estrutura está sendo construída com 150 tábuas e teve metade concluída em menos de 24 horas, devolvendo mobilidade e esperança à comunidade.

Para o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, o sucesso da iniciativa está na escuta da população e na ação imediata. 

“Viemos resolver o que ficou esquecido por muito tempo. A gestão do prefeito David Almeida tem pressa, porque quem vive nos bairros não pode mais esperar. Estamos aqui para fazer o que precisa ser feito e com qualidade. O povo quer resultado, e é isso que a gente entrega”, afirmou.

Na mesma região, uma força-tarefa também atuou na limpeza do igarapé e na remoção de mais de 30 toneladas de lixo, devolvendo dignidade a quem vive à margem do córrego. A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) atuou com poda de árvores, capinação, pintura de meio-fio, varrição e ações educativas. A mudança no cenário foi imediata.

No beco Alarico, a autônoma Ray Pires, de 66 anos, acompanhava o recapeamento manual da via. “Antes era um lamaçal. Hoje, só de ver as máquinas, a gente sente que agora vai melhorar, e muito”. A Unidade Gestora Municipal de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia/Seminf), também instalou refletores em 11 quadras e 7 campos de futebol.

Além disso, foram feitas sinalizações viárias pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), atendimentos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), com apoio da UGPM Água e orientações trabalhistas do Sine Manaus, via Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), tudo em um só dia.

A servidora pública Dayana Menezes, 32 anos, resumiu o sentimento de quem vive o dia a dia do bairro. “Encontrei a equipe nas ruas, trabalhando. Isso traz dignidade e qualidade de vida para nós. Ver o poder público presente, fazendo, é motivo de esperança”.

Com ações integradas e foco no que realmente importa para a população, o “Mutirão no Bairro” segue como uma das principais apostas da Prefeitura de Manaus para transformar realidades e garantir que nenhuma comunidade fique para trás.

— — —
Texto – Eduarda Lira e Maria Amed/ Seminf
Fotos – Marcio Melo e Alessandro Araújo/Seminf