Entre entrega de casas e a pavimentação de ruas em Manaus, prefeito em exercício Renato Junior faz balanço dos últimos sete dias à frente da gestão
18/07/2025 15h49


Há uma semana à frente da Prefeitura de Manaus, o vice-prefeito Renato Junior realizou visitas a obras, entregas de programas sociais, reuniões com o Judiciário e parlamentares e, sobretudo, planejamento para continuidade das ações da gestão. Ao fim dos sete dias como prefeito em exercício, ele prestou contas à população, nesta sexta-feira, 18/7, durante entrevistas às TVs Tiradentes, A Crítica e Rede Amazônica.
Entre os principais anúncios, está a antecipação da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais, paga nesta sexta-feira. A medida alcançou 33 mil servidores e injetou R$ 120 milhões na economia local. “Nada mais justo a quem tanto se dedica a nossa cidade”, disse Renato Junior.
Outro destaque foi o avanço do programa “Casa Manauara”, que chegou à marca de 400 moradias reformadas e agora passa a valer como política pública permanente, após a aprovação da lei na Câmara Municipal de Manaus (CMM). “Moradia é gente. E cuidar de gente é o foco da gestão”, afirma o prefeito em exercício, que acompanhou pessoalmente a entrega de casas no bairro Morro da Liberdade, na zona Sul da cidade.
Na área da assistência social, a segunda fase da operação “Cheia 2025” levou mais de 200 toneladas de cestas básicas, kits de higiene e colchões para 37 comunidades ribeirinhas e nove bairros urbanos afetados pela cheia. O prefeito em exercício enfatizou que a resposta antecipada, com ações preventivas desde março, evitou a repetição de cenários como o de 2020, quando Manaus chegou a decretar estado de calamidade. “Hoje, com a mesma cota do rio, não há alagamentos nos bairros centrais. Isso é resultado de drenagem profunda, ecobarreiras e limpeza dos igarapés”, explica.

Na infraestrutura, Renato Junior anunciou o início das obras de verão, com frentes de trabalho do “Mutirão no Bairro”, atuando em bairros como Alvorada, Tancredo Neves, Colônia Antônio Aleixo, Mutirão e logo mais no Centro. A meta é recuperar cerca de cinco mil ruas com serviços de recapeamento, tapa-buracos, drenagem, poda e sinalização.
A atuação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) também incluiu a confirmação do recapeamento de 67 ruas no bairro Cidade Nova, em parceria com o senador Omar Aziz, e a continuidade de grandes obras viárias, como o alargamento da avenida do Turismo e a preparação para a ordem de serviço do novo viaduto “Passarão”, na zona Oeste.
Ao ser questionado sobre a proposta de uso de Inteligência Artificial (IA) na gestão asfáltica, o prefeito em exercício Renato Junior explicou que a tecnologia será usada para mensurar a profundidade dos buracos, estimar volume de massa asfáltica e automatizar processos técnicos. “Não é para saber onde tem buraco. É para saber quanto de asfalto vamos usar em cada intervenção e elaborar de forma mais acertada a logística”, pontuou.
Durante a semana, Renato também se reuniu com vereadores, secretários e representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), mantendo diálogo institucional e respondendo a demandas populares. “A gestão é feita na rua. As pessoas me mandam localizações direto no Instagram, e a gente aciona as equipes no mesmo dia”, relata.
O centro da capital também entrou no radar, já que a partir de 4/8, começa o “Mutirão no Bairro”, com serviços de limpeza e infraestrutura na região, como preparação para o “#SouManaus 2025”, festival que deve atrair mais de 500 mil pessoas.
Ao fim da semana, Renato avaliou a experiência como “intensa e honrosa” e fez questão de reforçar o alinhamento com o prefeito David Almeida. “Minha missão foi dar continuidade ao dinamismo da gestão. O prefeito David acorda muito cedo e dorme muito tarde. Busquei fazer o mesmo. Manaus não pode parar. E não parou”, conclui o prefeito em exercício.

— — —
Texto – Alessandra Taveira/Vice-Prefeito
Fotos – Carlos Oliveira/Vice-Prefeito