Visa Manaus encerra ação ‘Cabelo Seguro’ com mais de 80 pomadas capilares apreendidas

Por Prefeitura de Manaus

11/02/2026 11h56

Icone audio
#paratodosverem – Fiscais da Visa Manaus verificam pomadas capilares em oferta em estabelecimento comercial

A Prefeitura de Manaus, por meio da Subsecretaria de Gestão de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), encerrou, na terça-feira, 10/2, a ação “Cabelo Seguro”, que fiscalizou o comércio de pomadas para modelar, fixar e trançar os cabelos na capital amazonense. Ao todo, 86 pomadas em situação irregular foram apreendidas pelos fiscais por falta de registro, de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comercialização, ou por estarem com a validade expirada.

Desde o dia 27 de janeiro, quando a “Cabelo Seguro” teve início, os fiscais da Divisão de Vigilância de Saneantes, Cosméticos, PPS e Correlatos (Divcor), que faz parte da Gerência de Vigilância de Medicamentos (Gevmed), da Visa Manaus, inspecionaram 43 estabelecimentos, como supermercados, centros comerciais, salões de beleza, barbearias, entre outros, em todas as zonas geográficas da cidade.

A diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, explicou que, diante dessas ocorrências, as pomadas foram retiradas das prateleiras e apreendidas em depósito, ou seja, ficaram retidas nas próprias lojas onde foram encontradas.

“A partir dessa apreensão, as lojas recebem um prazo de cinco dias úteis para comprovar a inutilização das pomadas que não estavam autorizadas pela Anvisa, bem como dos produtos vencidos. Esse processo é formalizado por meio de um certificado de destinação, um documento que atesta que os produtos foram descartados em conformidade com as normas sanitárias e ambientais”, explica a gestora.

Os funcionários dos estabelecimentos também receberam orientações da equipe, para reforçar a necessidade de se adquirir apenas produtos devidamente licenciados pela Anvisa.

Monitoramento

A ação “Cabelo Seguro” é realizada pela Visa Manaus desde 2023, ano em que um surto de reações adversas provocadas pelo uso das pomadas modeladoras foi registrado em diferentes regiões do Brasil. “Situações de cegueira temporária, ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular, dor de cabeça e até mesmo quadros mais graves, foram relatados pelas vítimas”, explica o gerente da Gevmed, João Kinsey.

João Kinsey explica que, desde então, todos os anos, a Prefeitura de Manaus vem fazendo um monitoramento rigoroso do comércio desses produtos, a fim de prevenir que pomadas de origem irregular possam expor a população a agravos.

“Esse monitoramento é intensificado no início do ano em razão de duas situações: o Carnaval, quando há uma demanda alta pela utilização das pomadas na elaboração do visual para as festas; e a volta às aulas, quando muitas mães também querem fazer uma ‘produção’ especial para as filhas. Daí a necessidade de reforçar a vigilância”, destaca o gerente.

Recomendações

A Anvisa orienta os consumidores a utilizarem apenas produtos da lista de pomadas autorizadas da Anvisa. Se houve uso recente de uma pomada modeladora, é necessário lavar os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos. Caso o contato acidental com os olhos aconteça, é preciso lavar a área imediatamente, com água em abundância.

Diante de qualquer efeito indesejado, deve-se procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo. Também é preciso informar o sistema de notificação da Anvisa, no

endereço https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BRou pelo sistema e_Notvisa: https://www.gov.br/pt-br/servicos/notificar-problemas-com-produtos-sujeitos-a-vigilancia-sanitaria.

Profissionais

Os profissionais também devem atentar para o comércio e utilização exclusivos de produtos da lista de pomadas autorizadas da Anvisa, bem como para o manuseio cuidadoso desse tipo de produto, que também pode trazer risco aos aplicadores.

Confira a lista das pomadas autorizadas pela Anvisa em https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/cosmeticos/pomadas/pomadas-autorizadas

Para mais informações, acesse o portal da Anvisa em https://www.gov.br/anvisa/pt-br

Serviço

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas à venda e utilização das pomadas modeladoras capilares por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

— — —

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa