Prefeitura de Manaus realiza megaoperação na avenida do Turismo para garantir ‘Trânsito Seguro’
18/11/2025 15h45
#paratodosverem – Agentes de trânsito do IMMU ocupam avenida do Turismo durante megaoperação no combate às irregularidades
A Prefeitura de Manaus reforçou o compromisso com a redução de acidentes e a fiscalização de irregularidades ao realizar, nesta terça-feira, 18/11, uma megaoperação de trânsito na avenida do Turismo, zona Oeste da cidade. A ação é uma iniciativa do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), e contou com o apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), Guarda Municipal de Manaus e agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
O diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari, confirmou a retirada de diversos veículos irregulares. Ele destacou que a operação flagrou condutores sem CNH e veículos sem condições de circular, os quais foram imediatamente removidos. “Estamos fiscalizando toda e qualquer irregularidade, retirando de circulação veículos e condutores, para que a gente melhore a questão da segurança viária”, afirmou Ventilari, reforçando o rigor do Código de Trânsito Brasileiro.
No total, 357 veículos e condutores foram abordados e resultaram em 73 autuações aplicadas por diversas irregularidades. O balanço final das medidas administrativas incluiu a remoção de 20, que foram encaminhados ao parqueamento por não apresentarem condições de tráfego ou por possuírem pendências documentais graves, reforçando o objetivo da prefeitura de zelar pela segurança viária.
A iniciativa da prefeitura foi bem recebida por quem utiliza a via diariamente. A consultora de vendas Keyce, que transita no local, vê a operação como um importante passo para a segurança. “Eu passo aqui todos os dias. E, muitas vezes, a gente vê algumas imprudências aqui e com esta operação pode amenizar bastante, inclusive os riscos de acidentes”, afirmou Keyce.
Enquanto a prefeitura garante a fiscalização, o estudante de engenharia civil, Rodrigo Zacarias, apontou que a má conduta de alguns motoristas é um desafio constante que justifica as operações. “O motorista mesmo que já tem essa educação de conduzir mal. Que não pensa no próximo, só pensa nele”, comentou.
Ainda segundo Stanley Ventilari, essas operações são determinações do prefeito de Manaus, David Almeida, que busca tornar o trânsito cada vez mais seguro e monitorar os motoristas que ainda insistem em dirigir com irregularidades e desobedecer a determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
— — —
Texto – Marcelo Lima / IMMU
Fotos – Karol Silva / IMMU


