Prefeitura promove exposição voltada a temática indígena até o fim de agosto
28/10/2024 14h43


A Prefeitura de Manaus, por meio das Ocas do Conhecimento, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta segunda-feira, 12/8, a abertura da exposição “Povos indígenas: a ancestralidade que vem da floresta”. A ação acontece no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), aberto das 10h às 22h, de segunda a sexta-feira, no piso Açaí do Manauara Shopping, no bairro Adrianópolis, zona Sul.
Segundo o coordenador das Ocas do Conhecimento, da Semed, Renato Junior, trabalhar o tema na rede municipal de ensino, com os estudantes, é importante, porque Manaus é a capital no Brasil com maior quantidade de indígenas.
“A atividade visa demonstrar projetos e ações da nossa região que trabalham com a questão indígena, e sobretudo, é uma ação alusiva ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado no dia 9 de agosto”, explicou Renato.

A atividade apresenta o trabalho da Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (Amarn), com exposição de peças artesanais como colares, bolsas, pulseiras, vasos, tudo feito com material da floresta amazônica.
O público pode contar ainda com o projeto “Brinquedos e Brincadeiras do Povo Apurinã”, contemplado pela Prefeitura de Manaus, por meio do edital “Manaus faz Cultura”, do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). A ação foi levada pelo Centro Municipal de Educação Escolar Indígena Wainhamary, que atende principalmente alunos indígenas da etnia Apurinã.
Tem ainda o programa PET Conexões de Saberes – Indígenas, que é desenvolvido no Laboratório de Estudos Sócio Culturais e Corporeidade da Faculdade de Educação Física (FEFF) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Na ação é explicado a metodologia de trabalho, o público beneficiado e o que acontece no programa.
A secretária-geral Amarn, Maria Moura, disse que é uma honra poder apresentar um pouco do trabalho das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro em um espaço como o Manauara Shopping.
“A Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro ficou muito feliz pelo convite e por estar apresentando um pouco do seu trabalho em um espaço como esse, que é bastante visitado e com certeza será uma vitrine para nós”, concluiu Maria.

— — —
Texto – Emerson Santos/Semed
Fotos – Divulgação/Semed