Prefeitura de Manaus promove 2ª ‘Mostra Didática Musical’ com apresentações de pessoas idosas do Parque Municipal do Idoso
17/07/2026 8h53
#paratodosverem – Idosos da FDT tocam instrumentos musicas durante Mostra Didática Cultural
A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), realizou, nesta quinta-feira, 16/7, a 2ª “Mostra Didática Musical”, reunindo pessoas idosas atendidas pelo Parque Municipal do Idoso (PMI) em apresentações que marcaram o encerramento das atividades do primeiro semestre das oficinas de música. A programação integra o calendário de atividades do programa Conviver, da FDT, e aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na zona Centro-Sul da capital.
A mostra proporcionou aos participantes a oportunidade de demonstrar ao público a evolução alcançada durante as aulas, resultado do trabalho desenvolvido ao longo do semestre pelos professores e alunos. As apresentações reuniram familiares, amigos e convidados, reforçando a música como uma importante ferramenta de inclusão, socialização, desenvolvimento cognitivo e promoção do envelhecimento ativo.
O diretor-presidente da Fundação Dr. Thomas, Eduardo Lucas, destacou que a iniciativa fortalece o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas à valorização da pessoa idosa.
“A ‘Mostra Didática Musical’ representa muito mais do que apresentações artísticas. Ela simboliza autoestima, superação e qualidade de vida. Ver as pessoas idosas realizando sonhos e descobrindo novos talentos demonstra que investir em cultura também é investir em saúde e bem-estar. A gestão do prefeito Renato Junior segue trabalhando para ampliar oportunidades e promover um envelhecimento cada vez mais ativo, digno e participativo para a população idosa de Manaus”, afirmou.
A aluna Altamira Bezerra, de 79 anos, participou das apresentações e contou que a música transformou sua rotina. “A música mudou a minha vida e, hoje, estou realizando um sonho. Nunca pensei que teria a oportunidade de aprender e me apresentar para tantas pessoas. Hoje, me sinto mais feliz, confiante e realizada”, disse.
O programa “Conviver” oferece dezenas de atividades voltadas à promoção da saúde, cultura, esporte, lazer, educação e convivência social para as pessoas idosas atendidas no Parque Municipal do Idoso. A “Mostra Didática Musical” integra esse conjunto de ações da prefeitura, incentivando o desenvolvimento artístico, a integração entre os participantes e o fortalecimento da autonomia das pessoas idosas.
— — —
Texto e fotos – Fábio Simões/FDT


