Prefeitura realiza Encontro Formativo da Gestão Integrada da Educação com assessores da Semed

Por Prefeitura de Manaus

01/02/2024 17h38

Icone audio
#paratodosverem – palestra para assessores da Semed

Com o tema do ano letivo “Educação transforma e muda vidas!”, assessores de gestão da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram, nesta quinta-feira, 1º/2, da abertura do Encontro Formativo da Gestão Integrada da Educação (Gide), no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, no bairro Parque 10, zona Centro-Sul. O evento segue com a programação nesta sexta-feira, 2/2, e finaliza na segunda-feira, 5/2, com a realização de várias oficinas formativas envolvendo várias temáticas com os educadores, em tempo integral.

O objetivo do encontro é apresentar e orientar o modelo de monitoramento e instrumentos utilizados na coleta dos dados ao longo do ano letivo, indicadores a serem acompanhados e as principais ações pedagógicas elaboradas pela Divisão de Ensino Fundamental (DEF), Divisão de Educação Infantil (DEI), Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasp) e Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), que serão executadas nas unidades de ensino.

De acordo com a coordenadora geral da Gide, Gilcélia Bezerra, é fundamental que os educadores possam participar do encontro, pois o trabalho da Semed se preocupa em realizar uma qualificação profissional para realizar um trabalho, de acordo com as metas e objetivos da secretaria.

“Esse é um, com os assessores de gestão, que monitoram, orientam e coordenam todo o processo de gestão em nossa rede municipal, no qual eles terão um treinamento específico para o trabalho que irão desenvolver ao longo de 2024, nas unidades de ensino, na elaboração dos planos estratégicos para conquistas de metas e resultados para que possamos ter um ensino de qualidade cada vez mais eficiente, em nosso município”, explicou.

Palestra

Na palestra da abertura, a pedagoga, professora, psicopedagoga e pós-graduada em gestão escolar, Socorro Fernandes, abordou o tema “Gerenciamento de crises e conflitos interpessoais”, por meio do qual procurou passar um pouco do seu conhecimento e experiência aos educadores, para executar da melhor maneira possível o trabalho na rede municipal.

“Tenho certeza, que cada educador, cada coordenador que acompanhou a palestra terá uma melhor comunicação com os seus liderados, pois esse é o nosso objetivo. Hoje, as pessoas conflitam no diálogo, não se compreendem e a minha palestra é para cada um conhecer o perfil do outro. Em primeiro lugar, conhecer o seu perfil, a sua personalidade e aquilo que flui em maior número, maior escala de sua personalidade para compreender o outro. A educação eu sempre digo, que é comunicação e educar é transformar, se comunicando de maneira adequada”, completou.

Aprendizado

Com um total de 67 unidades de ensino, a assessora de gestão, Sorrel Gordiano, da Divisão Distrital Zonal Norte (DDZ) Norte, é uma das participantes da programação. Ela afirmou que o conhecimento adquirido ao longo do evento vai ajudar no processo do trabalho realizado pela divisão nas escolas da zona geográfica.

“Esse encontro é importante, porque vamos trabalhar as ferramentas, vamos fazer a formação também de relacionamento, reaprender a revisar os nossos processos para que possamos chegar na escola e dar o suporte em todas as ações para a secretaria. Nesse sentido, a gente faz o acompanhamento e também dando sempre um feedback para as escolas. Nós precisamos estar alinhados com o que a secretaria vem fazendo, e o ideal é exatamente que aconteça isso agora, para começar junto com a escola o ano letivo”, salientou.

Gide

A Gestão Integrada da Educação possui, dentre suas atribuições, monitorar, acompanhar e orientar os processos de gestão na rede municipal de educação, utilizando uma metodologia fundamentada na Gestão de Processos, que representa um caminho científico para solução de problemas. Desta maneira, auxilia nas unidades de ensino a identificar seus problemas e agir nas principais causas, viabilizando o alcance das metas e, por conseguinte, a mudança de patamar nos resultados, visando assim uma educação de qualidade na melhoria contínua do processo de ensino e aprendizagem.

— — —

Texto – Paulo Rogério/ Semed

Fotos – Eliton Santos/Semed