Prefeitura de Manaus realiza a 1ª Oficina do projeto ‘Xadrez na Escola’ da Semed
09/05/2025 13h31


Com o tema “Escola das Adolescências”, professores de educação física e de matemática, da Prefeitura de Manaus, que atuam nas unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram nesta sexta-feira, 9/5, da 1ª Oficina de Xadrez. A ação, que é realizada pela Coordenadoria de Esporte, em parceria com a Divisão de Ensino Fundamental (DEF) da Semed, aconteceu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na avenida Maceió, Parque 10, zona Centro-Sul da cidade.
O objetivo é desenvolver competências na utilização do xadrez como ferramenta pedagógica com foco nos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Participaram do evento 47 educadores, sendo a maioria profissionais de educação física. A ação faz parte do projeto “Xadrez na Escola” da Semed, que atende 72 escolas municipais, com um público de mais de 3 mil estudantes, da educação infantil ao ensino fundamental do 1º ao 9º ano.
O coordenador do projeto “Xadrez na Escola”, De Angelys Seixas, ressaltou a importância do trabalho realizado pela Semed na qualificação dos profissionais de educação, que compõem o programa em busca de uma educação de qualidade. Na oficina, um dos métodos utilizados é o raciocínio lógico, com a utilização de canudos.
“A oficina traz a oportunidade de qualificação de nossos professores, que trabalham para que possam desenvolver novas formas pedagógicas, que sejam atrativas, principalmente para os nossos adolescentes. São desenvolvidas habilidades de concentração, raciocínio lógico, matemático e estratégia, que serão levadas não só para a sua vida acadêmica, mas também para sua vida como um todo. Esse esforço da secretaria de trazer qualificação e tornar os projetos cada vez mais atrativos é de muita valia”, contou.
Aprendizado
A professora de educação física, Márcia Jefres Martins, que leciona nas escolas Maria Madalena Corrêa, bairro Vila da Prata, com 60 alunos do 3º ano, e Guilherme Barbosa Barker, no Santo Antônio, com 35 estudantes do 6º ano, elogiou a iniciativa para dinamizar ainda mais suas atividades nas unidades de ensino.
“O que vamos levar é o conhecimento, essa metodologia diferenciada, onde vamos começar com a base da história e depois no conteúdo do xadrez”, comentou.
Já o professor David Lima faz questão de participar da oficina para adquirir mais conhecimentos. “Essa formação agrega para o conhecimento dos professores. São assuntos que ainda não dominamos muito e ainda temos a network de outros colegas e professores, que aplicam o projeto. Na escola, a gente realiza esse trabalho, mas ainda amador, mas com essa formação a gente consegue fazer um trabalho muito mais sério, muito mais direcionado e planejado, além disso, tentando ter como objetivo resultados positivos com os alunos”, finalizou.
— — —
Texto – Paulo Rogério Veiga / Semed
Foto – Eliton Santos / Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCdBvz