Representantes da educação municipal de Manaus participam do XV encontro Estadual da Uncme Amazonas

Por Prefeitura de Manaus

28/10/2024 17h45

Icone audio
#paratodosverem – representantes dos Conselhos posam para foto

Com o tema “Sistemas Municipais de Ensino: autonomia, descentralização e democratização nas decisões políticas educacionais dos municípios”, a equipe administrativa e pedagógica da Prefeitura de Manaus que atua na Secretaria Municipal de Educação (Semed) participou, nesta quinta-feira, 1º de agosto, do 15º encontro estadual União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme). O evento, que segue até esta sexta-feira (2), acontece no auditório da Divisão de Desenvolvimento do Profissional de Magistério (DDPM), na avenida Maceió, zona Centro-Sul da cidade.

O encontro também contou com a participação de representantes da Secretaria Básica de Educação do Ministério da Educação (SEB/MEC) e cerca de 20 Conselhos Municipais de Educação, entre eles, Manaus (CME), estadual e Nacional, que acompanharam a apresentação cultural da instituição Artes sem Fronteiras (ASF).

A Uncme é uma entidade sem fins lucrativos, com a finalidade de representar, promover, articular, incentivar e orientar a criação e a organização dos conselhos municipais de Educação. “Esse encontro foi totalmente pensado e elaborado por toda diretoria durante alguns meses, para que esse momento pudesse atender as demandas do nosso estado, que é tão grandioso e apresenta uma diversidade muito grande. Aqui estão reunidos representantes de mais de vinte conselhos municipais e a Uncme está aqui para colaborar e ser parceira nesse processo de educação”, afirmou o coordenador da Uncme/AM e presidente do CME/MAO, Evaldo Bezerra.

O subsecretário de Gestão Educacional, Júnior Mar, participou do evento e falou sobre o desafio da rede municipal em alfabetizar estudantes pós-pandemia. “Promover uma alfabetização consolidada foi algo desafiador para todos os municípios do Brasil na pós-pandemia. Nós precisamos olhar para dentro da Semed e refazer vários trabalhos e criar novos projetos que deram resultados, pois saímos de 18 mil crianças e adolescente do 1º ao 9º não alfabetizados, para 5 mil, isso tudo é o merecimento de todos que fazem parte da educação básica municipal de Manaus”, comentou o subsecretário.

Durante os dois dias o encontro vai abordar temáticas como Sistemas Municipais de Ensino: Autonomia, Descentralização e Democratização nas Decisões Políticas Educacionais dos Municípios; Educação Integral; Financiamento da Educação (FUNDEB) e relatos de experiências.

A secretária da SEB, Kátia Schweickardt, falou sobre as políticas nacionais e a visão sistêmica da educação básica. “As pessoas, geralmente, separam todas as etapas, educação infantil, fundamental 1 e 2 e ensino médio e organiza o sistema para prestar esse serviço segmentado, mas os gestores e conselheiros precisam entender que isso não é segmentado. Precisamos entender que se a criança não tiver uma boa educação infantil, ela também não terá um bom ensino fundamental. Todas as aprendizagens precisam ser consolidadas, caso isso não aconteça estaremos usurpando dessa pessoa o direito de ser um cidadão pleno”, afirmou Kátia.

— — —

Texto – Érica Marinho / Semed

Fotos – Mário Oliveira / Semed