Avanços alcançados pela rede municipal de ensino são apresentados à Comissão de Educação da CMM
28/03/2017 19h41

Manaus foi a capital brasileira que mais cresceu na nota dos Anos Finais do último Índice de Desenvolvimento Básico da Educação (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), e atingiu a meta estipulada para 2019. A rede pública municipal de ensino também conseguiu atingir a permanência de mais de 98% dos alunos atendidos, com trabalhados voltados para a redução do abandono. Outro dado importante é desde 2016 Manaus passou a ser a cidade da Região Norte que mais investe na agricultura familiar, na merenda escolar.
Essas informações foram divulgadas, no final da tarde desta terça-feira, 27/03, durante visita da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (Comed/CMM) à sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), zona Centro-Sul da cidade.
Participaram da reunião a presidente da comissão, vereadora Therezinha Ruiz (DEM), vice-presidente professor Samuel Monteiro (PHS), a professora Jacqueline Pinheiro (PHS), professor Gedeão Amorim (PMDB) e Professor François Matos (PV). A reunião contou, ainda, com a participação da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef).
Na oportunidade, a secretária da Semed, Kátia Schweickardt, fez uma apresentação dos principais resultados alcançados pelo órgão nos últimos três anos, bem como dos desafios e necessidades de parceria dos legisladores para continuar a avançar na qualidade da educação da rede pública de ensino de Manaus.
A titular da pasta além de apresentar as melhorias dos índices educacionais, destacou a implantação do Sistema de Gestão de Controle de Estoque, que permitiu controle do armazenamento e distribuição dos alimentos, a redução em 20% do desperdício da merenda escolar, o atendimento em tempo real da escola e a praticidade e modernização do tempo de entrega dos gêneros alimentícios às unidades de ensino da Semed.
Ainda em relação à merenda, a secretaria falou sobre os dados da agricultura familiar. Em relação a este assunto, foi apresentado que desde 2013 a Prefeitura de Manaus trabalha acima do mínimo de 30% determinado pelo Governo federal e que, neste ano, hoyve o recorde de participação em chamada pública, com 22 cooperativas habilitadas, das quais 17 foram contratadas para fornecer 25 itens alimentícios, que compõe a merenda escolar.
Tempo integral
Outra conquista apresentada à Comed foi que, a partir desde ano, a Semed passou a contar com duas novas escolas de Educação Integral, sendo a primeira da modalidade na zona rural da cidade e com isso passou a ter seis escolas nesta modalidade de ensino.
Gestão de qualidade
Segundo a secretária, o principal fator que contribuiu para a elevação dos índices e a melhoria do ensino na rede municipal de ensino foi um olhar diferenciado na gestão.
“O que nos fez evoluir sem sombra de dúvida foi uma gestão de qualidade, aliada ao acompanhamento e o suporte dados as escolas e a dedicação de nossos educadores”, explicou.
Para a presidente da Comed/CMM, vereadora Therezinha Ruiz, a visita foi importante para estreitar o laço entre o poder executivo e o legislativo. Ela ressaltou ainda que a visita teve a finalidade de apresentar aos vereadores que entraram na legislatura de 2017 a realidade da Semed.
“Esta conversa é importante para o executivo e legislativo estarem alinhados, caminhando de braços dados para juntos melhorarem a qualidade do ensino em Manaus”, disse.
A secretaria ressaltou que o objetivo da visita foi passar para os parlamentares o trabalho e desafios enfrentados pela rede municipal de ensino. Destacou também que a participação da Comed/CMM é fundamental para a Semed enfrentar problemas da rede.
“A comissão de educação é muito importante para nós porque ela pode nos ajudar a encontrar fontes alternativas para vencermos as dificuldades e melhorarmos ainda mais a educação na rede” disse.
Texto: Emerson Felipe