Alunos da rede municipal vão participar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
29/05/2017 16h34
Aproximadamente 50 mil alunos da rede municipal de ensino de Manaus participarão da 1ª fase da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2017, marcada para o próximo dia 6/6 em 145 escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A Obmep é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A prova será dividida em dois níveis. No nível 1 estão incluídos alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental e o nível 2 estão inseridos alunos do 8º ao 9º ano.
Segundo o assessor de matemática da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) da Semed, Francinaldo Mendes Nogueira, assim como no ano passado, 100% das unidades da secretaria que trabalham com estudantes do 6º ao 9º ano, inclusive as Ensino de Jovens e Adultos (EJA) se escreveram na Obmep de 2017.
“Este contanto com a matemática vai ajudar o aluno a ter maior familiaridade com esta disciplina, que muitas vezes é vista com uma matéria difícil. A Obmep possibilita que alunos tenham uma nova visão com relação à matéria e, quem sabe, até mesmo passem a gostar e a trabalhar na área de exatas futuramente”, explicou Fracinaldo destacando, ainda, que a Obemp é uma preparação para a Prova Brasil desde ano e lembrou a importância da mobilização de professores e escolas quanto à participação dos alunos.
A prova pela qual os alunos serão avaliados será composta de 20 questões de múltipla escolha e terá 2h30 de duração. Os alunos que tiverem um bom desempenho participarão da segunda fase da competição, marcada para o dia 16 setembro. Em novembro será divulgado o resultado final das escolas, alunos e professores campeões.
Obmep
A Olimpíada é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e a alunos do Ensino Médio, de escolas públicas municipais, estaduais e federais, e escolas privadas e tem como objetivo estimular o estudo da matemática em todo o Brasil, promovendo a difusão da cultura matemática, além de identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas.
—
Texto: Emerson Felipe / Semed
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): (92) 3632-2054


