Prefeitura agiliza implementação do programa ‘Família Acolhedora em Manaus’

Por Prefeitura de Manaus

14/12/2017 8h51

Icone audio

Aprovada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a proposta para criação do Projeto de Lei do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, apresentada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh). A decisão foi publicada no Diário Oficial na terça-feira, 12/12.

 

 

Conforme a minuta do projeto, crianças e adolescentes ficarão sob a guarda das chamadas “Famílias Acolhedoras”, devidamente cadastradas e treinadas, que receberão em casa crianças e adolescentes afastados da família de origem, com auxílio financeiro da prefeitura no valor de um salário mínimo. A modalidade surge como alternativa ao Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes (Saica).

 

 

As famílias interessadas em participar do programa irão se cadastrar na Semmasdh e, após serem aprovadas por meio de entrevistas, serão treinadas e habilitadas a receber as crianças e adolescentes em seus lares.

 

 

“Esse é um grande avanço para o serviço de acolhimento de crianças e adolescentes oferecido em Manaus, resultado da gestão responsável do prefeito Arthur Virgílio Neto. Estamos com o anteprojeto na Casa Civil e a expectativa é de que, no máximo, até segunda-feira seja enviado para a apreciação da Câmara Municipal. Conto com a sensibilidade dos vereadores para que a gente consiga aprovar, ainda neste exercício, o Família Acolhedora”, explicou o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel.

 

 

Reportagem: Leonardo Fierro / Semmasdh