Lançamento do fotolivro ‘Verão Violento’ destaca urbanidades invisibilizadas da Amazônia
21/07/2025 12h29


O fotolivro “Verão Violento”, da jornalista e fotógrafa Nico Ambrosio, será lançado, na sexta-feira, 25/7, às 18h, na Galeria do Largo, no centro de Manaus. Contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), por meio do edital macro de Chamamento Público nº 002/2024, da Prefeitura de Manaus, via Conselho Municipal de Cultura (Concultura), o projeto é uma investigação fotográfica sobre a Amazônia urbana que reúne imagens feitas entre 2020 e 2025, a partir da extensa pesquisa visual da autora da obra.
O evento contará com a distribuição gratuita de exemplares e uma roda de conversa sobre fotografia urbana na Amazônia, com a participação da curadora de arte Gabi Loys, do repórter-fotográfico Alberto César Araújo, editor de fotografia da agência Amazônia Real, e da fotógrafa e documentarista amazônida Juliana Pesqueira.
O presidente do Concultura, Tony Medeiros, afirmou que o lançamento do livro leva os leitores a terem um olhar diferente sobre a cidade de Manaus. “É com grande satisfação que apoiamos o lançamento do fotolivro de Nico Ambrosio, uma obra que nos provoca, emociona e nos convida a olhar para a cidade de Manaus com mais profundidade. O projeto representa exatamente o que acreditamos na gestão cultural: arte feita com coragem, sensibilidade e compromisso social”, destacou o presidente do conselho.
O fotolivro abrange um compilado de quase cem fotografias feitas com filme analógico em 35 milímetros. São imagens em preto e branco, que percorrem ruas e margens da cidade, registrando prédios, pessoas, momentos do cotidiano de trabalhadores de rua de Manaus e manifestações culturais marginalizadas, como a pichação e o grafite.
Além de refletir sobre desigualdades sociais, caos urbano e a relação da cidade com a natureza, o livro busca romper com estereótipos que reduzem a Amazônia à floresta e ao exótico. “Verão Violento” convida o público a reconhecer Manaus como uma grande metrópole, marcada por contradições de concreto.
“Parte dos brasileiros não conhece os nossos cotidianos e problemas, que são os mesmos de outras grandes cidades. Mas, em contraste, também temos algumas belezas naturais intocadas e arte pulsante nas ruas”, afirmou a autora.
O livro adota uma estética inspirada nos fanzines e nas publicações independentes de baixo custo, como forma de valorizar narrativas visuais que sejam plurais e periféricas. A diagramação é assinada por Jaú Ribeiro, designer indígena do povo tupinambá, com tipografia original do grafiteiro amazonense Vitor Maia, e assistência gráfica do designer e colagista Nathã Lucas.
Durante os intervalos da programação de lançamento do fotolivro, o público poderá aproveitar a discotecagem do DJ Zulu MC Fino, ícone da cultura hip-hop do Amazonas, que comanda o som ao longo do evento com um set que mistura ritmos e sonoridades urbanas. A produção geral do evento é assinada por Beatriz Mascarenhas.
SERVIÇO:
O quê – Lançamento do fotolivro “Verão Violento”, de Nico Ambrosio
Quando – Sexta-feira, 25/7
Horário – 18h
Local – Galeria do Largo, na rua Costa Azevedo, 290, no Centro, no largo de São Sebastião.
— — —
Texto – Divulgação/Concultura
Fotos – Divulgação