Prefeitura de Manaus lança projeto ‘Concultura nos bairros’ com participação de mais de 47 artistas

Por Prefeitura de Manaus

26/07/2025 16h12

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), realizou, na manhã deste sábado, 26/7, a primeira edição do projeto “Concultura nos bairros”. A ação aconteceu no Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dase), na zona Centro-Oeste da capital, reunindo mais de 47 artistas de diferentes segmentos culturais.

Com o objetivo de aproximar o Concultura da comunidade artística e democratizar o acesso às políticas públicas culturais, o evento marcou o início de uma série de encontros que irão percorrer diversas zonas da cidade e comunidades indígenas.

O presidente do Concultura, Tony Medeiros, destacou a importância da iniciativa para fortalecer o diálogo com os artistas da capital. “O Concultura é o elo entre o poder público e o fazer artístico. Levar essa escuta ativa aos bairros é fundamental para construirmos políticas culturais mais eficazes e inclusivas”, disse.

Nesta edição inaugural, o foco foi a apresentação do papel institucional do Concultura, com ênfase na Lei Aldir Blanc, que garante apoio financeiro a artistas, coletivos e espaços culturais em todo o Brasil. 

Durante a palestra de abertura, a chefe de gabinete da pasta, Janayna Castro, reforçou o compromisso do Conselho com o fomento cultural local. “O Concultura é a casa do artista manauara. Estamos aqui para ouvir, orientar e garantir que a arte feita na nossa cidade continue viva e valorizada”.

Oficinas 

Além das palestras e momentos de troca entre os participantes, o evento contou com uma oficina prática sobre elaboração de projetos culturais e portfólio, ministrada pelo professor Carlos Kuba Luckman. A oficina orientou os artistas sobre como estruturar propostas claras e viáveis para captar recursos públicos.

Entre os participantes estava a produtora cultural e audiovisual Danielle Nazareno, que destacou que o evento contribuiu para uma melhor compreensão acerca das políticas públicas e como elas impactam na sua vida artística.

“Mais do que alinhar com políticas públicas, foi uma oportunidade de compreender e nos atualizarmos de forma mais profunda o nosso papel enquanto agente cultural, representando uma classe do audiovisual que precisa ser cada vez mais ouvida e valorizada. Saio desse encontro com novas ideias, conexões significativas e com a vontade de levar esse formato para o bairro onde moro há 30 anos, o bairro Santa Etelvina. Que essa troca siga se espalhando e fortalecendo a cultura nos territórios”, comemorou. 

Sobre o Concultura

Criado em setembro de 2003, o Concultura é o órgão responsável por gerir o Fundo Municipal de Cultura em Manaus. Sua principal missão é fomentar a produção, formação e difusão cultural no município, por meio de apoio financeiro a projetos desenvolvidos por agentes culturais locais.

Grande parte desse apoio é viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc, que vem impulsionando a cena artística na capital amazonense. O projeto “Concultura nos bairros” seguirá aos sábados, promovendo oficinas, rodas de conversa, escuta ativa e orientações práticas sobre editais culturais em todas as zonas da cidade.


— — —
Texto e fotos – Ismael Oliveira/ Concultura