Prefeitura de Manaus abre programação local da 23ª Semana Nacional de Museus a partir de 12 de maio

Por Prefeitura de Manaus

06/05/2025 13h06

Icone audio
Muma #paratodosverem – Fachada do Museu da Cidade de Manaus (Muma), no centro histórico da cidade

Com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, a 23ª Semana Nacional de Museus será realizada, entre os dias 12 e 18/5, em todo o país. O evento é promovido nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), como uma temporada cultural em alusão ao Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio. Na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), participa com uma série de atividades educativas e culturais em seus espaços museológicos.


A abertura da programação municipal ocorre na próxima segunda-feira, 12/5, no Museu da Cidade de Manaus (Muma), com a exposição “Yupirungawa”, da artista Carla Palácio, que apresenta releituras das ilustrações realizadas durante a expedição do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira, no século 18. No mesmo dia, a artista ministra uma oficina de pintura aberta ao público.


Segundo o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, a participação da Prefeitura de Manaus reforça o compromisso da gestão com a valorização da memória e da identidade cultural da cidade. “É fundamental que os museus acompanhem as transformações da sociedade, mantendo-se como espaços vivos de reflexão, educação e pertencimento. A Semana Nacional de Museus é uma grande oportunidade para dialogar com a comunidade a partir dessa perspectiva”, afirma.


A programação segue no dia 13/5, ainda no Muma, com o projeto “Do navio aos Baques, nas águas meu presente deixei”, conduzido pelo professor Otto Franco, que une dança e roda de conversa para abordar o período escravagista e as expressões culturais afrodescendentes.


No dia 14/5, a biblioteca municipal João Bosco Pantoja Evangelista recebe a exposição “Literatura de Cordel em transição”, com curadoria da bibliotecária Silene Lima. Já no dia 15/5, o centro cultural Oscar Ramos sedia palestras e uma apresentação musical com foco no gênero regional Beiradão, com a participação de Paulo Sadi, Cosme Vieira, Jonaci Barros e Lico Magalhães.


O encerramento da programação será no domingo, 18/5, com a visita monitorada pelas ruas históricas do centro de Manaus, a partir do Muma, e a roda de conversa “A praça é sua, a praça é nossa”, na praça Dom Pedro 2º.

Para o coordenador do Museu da Cidade de Manaus, Leonardo Novellino, a Semana Nacional de Museus é também um momento de escuta e reinvenção. “Vivemos em um cenário de transformações profundas e os museus precisam se adaptar sem perder sua essência. Nossa proposta é construir experiências que dialoguem com o presente, valorizando o passado e apontando caminhos para o futuro”, pontua.

A Semana Nacional de Museus envolve centenas de instituições culturais em todo o Brasil e promove o fortalecimento da função social dos museus. A programação em Manaus é gratuita e voltada à população em geral, com atividades que promovam a valorização da memória, das artes e da diversidade cultural.

— — —

Texto – Jéssica Trajano/Manauscult

Foto – Thelson Souza/Manauscult