Prefeitura de Manaus alerta população sobre autocuidado na prevenção às ISTs no Carnaval

Por Prefeitura de Manaus

22/01/2026 16h11

Icone audio
#paratodosverem – Médica da Semsa realizando teste rápido em paciente

A empolgação com o clima de Carnaval nesta época do ano, nos ensaios de escola de samba, blocos e outros eventos carnavalescos, juntamente com o maior consumo de álcool e outras drogas, são fatores que elevam o alerta nos serviços de saúde para o risco de transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

No ano passado, Manaus registrou 1.528 casos novos de HIV; 3.368 de sífilis adquirida em adultos (exceto gestantes), 2.344 de sífilis em gestantes e 361 de sífilis congênita, que ocorre quando a gestante transmite a infecção para o bebê na gestação; além de 513 casos de hepatites virais.

A chefe do Núcleo de Controle de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais da Semsa, Thayná Saraiva, alerta que infecções pelo HIV, sífilis, hepatites virais e outras ISTs, são graves, principalmente quando não há o diagnóstico precoce e o paciente abandona o tratamento.

“O Carnaval é uma festa popular importante para a população brasileira, mas é possível aproveitar as festas adotando medidas simples para garantir o autocuidado e a prevenção às ISTs. A rede municipal de saúde dispõe de serviços que reduzem muito o risco de transmissão de ISTs e estão disponíveis de forma gratuita nas unidades de saúde, podendo ser usadas de acordo com a necessidade individual de cada pessoa”, afirma Thayná Silva.

Entre as medidas de prevenção disponíveis, a Semsa realiza a dispensação de preservativos em todas as unidades de saúde, sem burocracia ou necessidade de cadastro. A população pode adquirir preservativos internos, que têm a vantagem de poderem ser colocados algumas horas antes da relação sexual, e os preservativos externos.

#paratodosverem – Agente da Semsa realizando entrega de preservativo

“Homens e mulheres podem tomar a iniciativa de usar o preservativo, que previne contra todas as ISTs e ainda reduz o risco de uma gravidez não planejada. A Semsa também disponibiliza gel lubrificante, que reduz o atrito e diminui a chance de rompimento do preservativo durante a relação sexual. Para obter os preservativos, não é necessário apresentar identificação e não há restrições de quantidade, com as UBSs mantendo dispensadores em áreas de fácil acesso para todos”, informa Thayná.

A dispensação de preservativos integra a chamada Prevenção Combinada, em que a população tem acesso a diferentes métodos de prevenção, o que inclui vacinação contra hepatite B, e Profilaxia Pré e Pós-Exposição (PrEP e PEP) para a prevenção ao HIV/Aids.

A vacina contra hepatite B está disponível nas salas de vacina das unidades de saúde da rede municipal, para todas as pessoas que ainda não foram imunizadas.

Na prevenção ao HIV, a Semsa mantém 15 Unidades de Saúde com a oferta de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), que consiste na tomada diária de medicação antes da relação sexual, como forma de preparar o organismo para enfrentar o HIV no caso de contato com o vírus.

A população também pode optar pela utilização da PEP, disponível em 11 unidades de saúde, que representa uma medida de prevenção de urgência, com uso de medicamentos, para reduzir o risco de infecção pelo HIV no caso de uma possível exposição ao vírus durante a relação sexual.

“A PEP é uma opção em casos de relação sexual em que não foi feito o uso do preservativo ou quando, por exemplo, acontece o rompimento da camisinha. Esse método tem como base medicamentos antirretrovirais que devem ser administrados em até 72 horas após a possível exposição ao HIV”, destaca Thayná Silva.

Também como parte do Prevenção Combinada, a orientação é que a população realize o teste rápido para sífilis, HIV, e hepatite B e C, disponível em 200 Unidades de Saúde.

O exame é realizado a partir da coleta de sangue retirada da ponta do dedo do paciente e o resultado é obtido em 30 minutos, em uma estratégia que fortalece o diagnóstico precoce e tratamento em tempo oportuno.

“O HIV, por exemplo, ainda não tem cura, mas tem tratamento. Se a infecção é detectada precocemente e o tratamento é iniciado antes da doença evoluir com gravidade, o paciente pode ter uma melhor qualidade de vida. E com o tratamento adequado, a pessoa vivendo com HIV também deixa de transmitir o vírus”, aponta Thayná.

As medidas de proteção disponíveis, conforme explica Thayná, podem ser utilizadas de forma simultânea na Prevenção Combinada. Ela lembra que a PEP e PrEP previnem o HIV, e que há vacina para hepatite B, mas que outras ISTs não podem ser prevenidas com profilaxia ou com vacinas, como sífilis e hepatite C.

“Por isso, é importante o uso do preservativo nas relações sexuais, assim como o diagnóstico das ISTs de forma precoce, o que vai possibilitar o tratamento, cura ou controle da infecção. Em caso de dúvidas, a população pode procurar uma Unidade de Saúde para obter mais informações, e assim aproveitar melhor o carnaval e reforçar o autocuidado no decorrer do ano”, orienta Thayná.

A lista das Unidades de Saúde com a oferta de serviços da PrEP e PEP, assim como das Salas de Vacina, pode ser consultada no site da Semsa (www.manaus.am.gov.br/semsa/). 

—– —– —– 

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa