Guia ‘Vivência de Criança Saberes Familiares’ orienta pais da educação infantil

Por Prefeitura de Manaus

22/06/2020 11h11

Icone audio

Aliar as atividades cotidianas das famílias à aprendizagem das crianças na faixa etária da educação infantil durante o período de distanciamento social. Essa é a proposta do guia “Vivência de Criança Saberes Familiares”, da Prefeitura de Manaus, oferecido aos pais e responsáveis de mais de cinco mil alunos de 1 a 3 anos de 22 creches municipais, das quais 21 foram inauguradas na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto.

 

19.06.20. Guia Genrência de Creches da Semed cria Vivência de Criança Saberes Familiares

 

“Cada etapa de aprendizado precisa de muita atenção e carinho. É isso que nossos servidores estão proporcionando às crianças de nossas unidades dedicadas à educação infantil, utilizando ferramentas que vão contribuir muito para o ensino dessas crianças, mesmo nesse período de estudos em casa, por conta da pandemia”, disse o prefeito Arthur Virgílio.

 

Criado em março, o guia descreve as atitudes comuns entre bebês, as formas de incentivo ao andar e correr, o reconhecimento de sons utilizando utensílios domésticos, o estímulo à higiene pessoal, entre outros. Tarefas mais direcionadas também são indicadas, como a de encher e esvaziar baldes, que impulsiona a atividade motora e introduz a noção de espaço aos bebês. Todas as orientações contidas na cartilha são baseadas em estudos de pesquisadores referenciados ao final do material.

 

“A proposta do guia é criar uma vivência a partir da rotina de cada família. São orientações básicas, considerando quatro momentos comuns no dia a dia das pessoas: da higiene, da nutrição, do repouso e das brincadeiras. Com o guia, indicamos ações de interação familiar, que estimulam o desenvolvimento da criança. Assim, o protagonismo que a criança adquire nas creches municipais continua em casa e, dessa forma, os pais também entendem melhor como acontece esse processo”, explicou a chefe da Gerência de Creches da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Wissilene Brandão.

 

As atividades são desenvolvidas de acordo com a faixa etária de cada criança e são repassadas aos pais por grupos de aplicativos de conversas e acompanhadas pelos professores da turma. A hora do banho, da alimentação, do descanso e das brincadeiras são momentos de aprendizagem, que os pais podem aproveitar, por exemplo, para conversar sobre as partes do corpo, tipos de alimentos saudáveis, explorar bastante a fala e corrigir a pronúncia de palavras.

 

A professora do maternal 1, da creche municipal Virgínia Marília Melo de Araújo, Ana Cláudia dos Santos, destacou que o guia é um estímulo para os professores e para os pais no processo de ensino-aprendizagem dos filhos. ”O conteúdo digital do guia da quarentena facilita a comunicação da Gerência de Creches com os professores e, principalmente, com os pais. Conseguimos acompanhar como as crianças estão indo, mesmo a distância. E, sobretudo, é um incentivo para que a criança não pare de aprender e não sinta dificuldade no momento em que tiver de voltar para a sala de aula”, ressaltou.

 

Para a autônoma Andreia Maciel Ferreira, 36, mãe da Maria, 1 ano e 10 meses, e do Gabriel, 5 anos, o período da pandemia tem ajudado a família a estar cada vez mais próxima. O desafio era ter que conciliar as atividades domésticas, trabalho e educação dos filhos. “A iniciativa das creches com o guia me ajudou muito. Hoje já é uma rotina tranquila, porque meus filhos já sabem o horário que eles devem focar nos estudos e seguem toda a rotina como se estivessem na escola. Não é fácil, mas com a ajuda das professoras eu consigo dar conta e fico muito satisfeita com a atenção que elas nos dão”, disse.

 

Fotos – Altemar Alcântara / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmNWC3AZ