Prefeitura de Manaus realiza live com o tema ‘TDAH na escola: desafios e possibilidades’
28/10/2024 10h46
Gestores e pedagogos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram, nesta quinta-feira, 1º/8, de forma virtual, pelo canal do YouTube da Super Ensino, do webinar da 2ª Semana Nacional de Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), com o tema “TDAH na escola: desafios e possibilidades”.
A semana foi instituída a partir da Lei nº 14.020, de 20 de julho de 2020, aprovada pelo Congresso Nacional em junho e sancionada neste mês de julho. A lei prevê que a Semana Nacional de Conscientização sobre o TDAH seja realizada no período que abrange o dia 1º de agosto de cada ano.
A programação da semana é realizada pelo Departamento de Gestão Escolar (Dege) da Semed, por meio da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage) e do Centro Municipal Sociopsicopedagógico (Cemasp). O objetivo da live é informar, orientar e sensibilizar gestores e pedagogos sobre o que é e como lidar com o Tdah, bem como fortalecer a importância do diagnóstico e do tratamento precoce, para minimizar os prejuízos sociopsicopedagógicos da ausência dos atendimentos necessários às suas especificidades.
A coordenadora-geral do Cemasp, Karla Loura Menezes, afirmou que o encontro virtual mostra a preocupação da secretaria sobre a temática, mas principalmente de dar um suporte necessário aos educadores da rede municipal de ensino.
“A Semed tem tido uma visão muito importante de inclusão dos nossos estudantes. Essa live ofereceu duas palestras, sendo uma por uma questão legal e outra pela orientação. Os pedagogos e gestores sobre como lidar com alunos com TDAH, bem como precisamos interagir, ter a necessidade de diagnóstico precoce para detectar quais são as necessidades dessa criança e como ajudá-la dentro desse processo a superar as suas dificuldades e prosseguir no avanço da aprendizagem de sua educação”, comentou.
Uma das palestrantes da live, Eliana Maria Girão Moraes, mestre em psicologia, psicopedagoga e neuropsicóloga, que trabalha no Cemasp Oeste da Semed, disse que procurou orientar os educadores sobre a diferenciação em relação ao tema.
“Tem a ver com as possibilidades e desafios das escolas de lidarem com crianças com TDAH. Eu situei um pouquinho nas questões das características do TDAH, para que seja conhecido a diferenciação do comportamento que podem ser próprios de um transtorno, bem como, de um neurodesenvolvimento como é a questão do TDAH de comportamentos, que são naturais de crianças, em função da faixa etária que elas se encontram basicamente as características do transtorno que se manifestam por uma desatenção de comportamentos hiperativos e impulsivos”, citou.
A educadora do Centro de Tecnologia Educacional (CTE), Izabel Amaral, da escola municipal Francisca Campos Correa, bairro Tarumã, zona Oeste, ficou muito atenta às informações e orientações que foram repassadas na live.
“Foi um achado muito importante essa parceria entre educação e família para ajudar nossos alunos com TDAH. A palestrante mostrou um norte diferente, muito mais dinâmico de como podemos trabalhar essa especificidade dos nossos alunos. O nosso trabalho é um pouco complicado, porque apesar de termos alunos em quase todas as séries com TDAH, nós selecionamos uma aula ou duas durante o dia para poder trabalhar atividades lúdicas e dinâmicas, mesmo sem ter a sala de recurso especial. O trabalho é muito e todos estão envolvidos, desde o administrativo até o docente”, disse.
As ações nas unidades de ensino tiveram início no dia 19/7. Este ano ocorreu de forma integrada com o acompanhamento familiar, que encerrou no dia 23/7. As escolas farão ações com a temática do TDAH com estudantes, pais ou responsáveis e professores.
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Texto – Paulo Rogério/Semed
Fotos – Divulgação/Semed