Prefeitura de Manaus leva conscientização e direção defensiva à motoristas da Tumpex
19/09/2025 17h08


Como parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito, que este ano traz o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida!”, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, na tarde desta sexta-feira, 19/9, uma palestra de orientação do projeto “Condutor Consciente” destinada aos motoristas da Empresa Amazonense de Coletas de Lixo (Tumpex), na avenida Torquato Tapajós.
A ação buscou reforçar os cuidados que os colaboradores devem ter nas vias, tanto como condutores quanto como passageiros, além de destacar técnicas de direção defensiva. O projeto tem como objetivo atualizar conhecimentos sobre a legislação de trânsito e sensibilizar motoristas profissionais para contribuírem com a harmonia e a segurança no trânsito da cidade.
O educador de trânsito do IMMU, Wenrison Freitas, reforçou a importância da iniciativa. “O Condutor Consciente é uma oportunidade de mostrar que cada profissional tem papel fundamental na construção de um trânsito mais seguro. E hoje, aqui na Tumpex, os motoristas puderam entender que eles são partes do trânsito seguro, estão diariamente nas ruas e sempre, os veículos de grande porte, protegem os menores, é com essa consciência que eles vão trabalhar a partir de agora”, disse Freitas
Durante a palestra, os funcionários tiveram não apenas acesso ao conteúdo teórico com o educador de trânsito, mas também puderam esclarecer dúvidas sobre multas de trânsito, resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e a aplicabilidade prática dos artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em seu dia a dia.
A empresa Tumpex conta, em média, com 135 motoristas em atividade. Entre eles está Elias Coelho Tavares, que atua há 8 anos na função. Para ele, a iniciativa contribui diretamente com a rotina de quem passa grande parte do tempo no trânsito. “Esse tipo de orientação faz a diferença no nosso dia a dia. A gente aprende a ter mais atenção e cuidado, não só com o veículo e a carga, mas principalmente com as pessoas que estão na rua. Depois de tantos anos na profissão, ainda é importante atualizar os conhecimentos”, afirmou Elias.
— — —
Texto – Marcelo Lima / IMMU
Fotos – Karol Silva / IMMU