Prefeitura de Manaus leva conscientização e direção defensiva à motoristas da Tumpex

Por Prefeitura de Manaus

19/09/2025 17h08

Icone audio
#paratodosverem – Educador de trânsito do IMMU realizando palestra de orientação do projeto “Condutor Consciente” para motoristas da Empresa Amazonense de Coletas de Lixo (Tumpex)

Como parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito, que este ano traz o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida!”, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, na tarde desta sexta-feira, 19/9, uma palestra de orientação do projeto “Condutor Consciente” destinada aos motoristas da Empresa Amazonense de Coletas de Lixo (Tumpex), na avenida Torquato Tapajós.

A ação buscou reforçar os cuidados que os colaboradores devem ter nas vias, tanto como condutores quanto como passageiros, além de destacar técnicas de direção defensiva. O projeto tem como objetivo atualizar conhecimentos sobre a legislação de trânsito e sensibilizar motoristas profissionais para contribuírem com a harmonia e a segurança no trânsito da cidade.

O educador de trânsito do IMMU, Wenrison Freitas, reforçou a importância da iniciativa. “O Condutor Consciente é uma oportunidade de mostrar que cada profissional tem papel fundamental na construção de um trânsito mais seguro. E hoje, aqui na Tumpex, os motoristas puderam entender que eles são partes do trânsito seguro, estão diariamente nas ruas e sempre, os veículos de grande porte, protegem os menores, é com essa consciência que eles vão trabalhar a partir de agora”, disse Freitas

Durante a palestra, os funcionários tiveram não apenas acesso ao conteúdo teórico com o educador de trânsito, mas também puderam esclarecer dúvidas sobre multas de trânsito, resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e a aplicabilidade prática dos artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em seu dia a dia.

A empresa Tumpex conta, em média, com 135 motoristas em atividade. Entre eles está Elias Coelho Tavares, que atua há 8 anos na função. Para ele, a iniciativa contribui diretamente com a rotina de quem passa grande parte do tempo no trânsito. “Esse tipo de orientação faz a diferença no nosso dia a dia. A gente aprende a ter mais atenção e cuidado, não só com o veículo e a carga, mas principalmente com as pessoas que estão na rua. Depois de tantos anos na profissão, ainda é importante atualizar os conhecimentos”, afirmou Elias.

— — —
Texto – Marcelo Lima / IMMU
Fotos – Karol Silva / IMMU