Moura Tapajóz encerra 15ª Semana de Enfermagem e Serviço Social com apresentações culturais

Por Prefeitura de Manaus

20/05/2024 15h56

Icone audio

A Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, encerrou nesta segunda-feira, 20/5, às 9h, a 15ª Semana de Enfermagem e Serviço Social da unidade. A cerimônia celebrou os assistentes sociais, enfermeiros e técnicos de enfermagem da unidade com a temática dos bois-bumbás de Parintins, Caprichoso e Garantido, promovendo o café da manhã das cores. Cada servidor participou com a cor do seu bumbá favorito. A manhã ainda contou com a apresentação do Coro de Câmara de Manaus.

Este ano, o tema central da 15ª Semana de Enfermagem e Serviço Social seguiu o tema da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn): “Romper ‘bolhas’ no mundo atual para o resistir e o coexistir”.

“Foi uma festa muito linda e especial para encerrarmos com chave de ouro nossa semana e celebrarmos três categorias muito importantes para o funcionamento da nossa maternidade”, afirmou a enfermeira obstetra Núbia Cruz, diretora da MMT. “São diversas datas muito importantes para nós nesse período: dia 12 de maio, que é o Dia Internacional da Enfermagem; dia 15 de maio, Dia do Assistente Social e data em que a profissão foi regulamentada, em 1962; e, hoje, dia 20 de maio, Dia do Técnico de Enfermagem”, destacou a diretora.

O levantador de toadas do Boi Garantido, Paulo André Chaves, o P.A. Chaves, que também é fisioterapeuta da Unidade de Saúde da Família (USF) Parque das Tribos, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), animou todos os participantes, com um repertório repleto de toadas de ambos os bois-bumbás. P.A Chaves é o idealizador do Clube da Toada, que surgiu no ano de 2009, e se firmou como um reduto para os amantes dos bumbás. Desde então, ele é uma forte presença no cenário cultural e do boi-bumbá.

O evento também contou com uma apresentação muito especial do Coro de Câmara de Manaus. Criado em 2018, o Coro de Câmara de Manaus apresentou obras corais de vários períodos, oferecendo uma performance diferenciada. O coral é um projeto de extensão formado por alunos dos cursos de Música da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e membros da comunidade externa, que adquirem uma experiência musical ímpar, tanto em repertório quanto em qualidade sonora e execução em alta qualidade. Desde a sua fundação, o grupo tem direção artística e regência do maestro e professor doutor Hermes Coelho e, desde 2019, preparação vocal do professor Sérgio Anders, ambos docentes efetivos da Ufam.

“Esse foi o encerramento perfeito, justamente no Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, para uma semana incrível de muito estudo, de muita reflexão, e ampliação dos conhecimentos, em que rompemos ‘bolhas’ e discutimos várias formas de resistir, coexistir, e de buscarmos maior representatividade. Então, nada melhor do que celebrar com vários artistas locais de grande talento, valorizando nosso povo e nossa cultura”, ressaltou o gerente de Enfermagem da MMT, enfermeiro obstetra Everton de Freitas Gomes.

Durante a Semana, foram abordados temas como Liberdade Anticapacitista; A atuação do Assistente Social na Saúde e o Trabalho Interdisciplinar; Projeto Nascer: Política e Rotinas da Moura Tapajóz; Acolhimento com Classificação de Risco em Obstetrícia; Sensibilização sobre o Método Canguru; Hemorragia pós-parto: diagnóstico, condutas e desfecho; e Protocolo de Sepse Materna da Maternidade Moura Tapajóz.

Além de todos os temas discutidos, no dia 17, sexta-feira, o Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis) da Moura Tapajóz realizou evento especial marcando o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, e também o aniversário de 18 anos do serviço na unidade.

“Tanto a apresentação do Coro quanto do P.A. Chaves abrilhantaram o encerramento do nosso evento e trouxeram muita alegria e, ao mesmo tempo, serenidade para todos nós servidores. É lindo ver nossa cultura amazonense sendo exaltada com as toadas e as músicas culturais com performance encantadora do Coro. Tudo muito maravilhoso!”, afirmou a enfermeira obstetra Larissa de Almeida.

— — —

Texto – Marcella Normando/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa