Prefeitura de Manaus abre inscrições para curso gratuito de Cuidador da Pessoa Idosa

Por Prefeitura de Manaus

05/02/2026 9h37

Icone audio
#paratodosverem – Cuidadora e idosa em cadeira de rodas

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), abre, na segunda-feira, 9/2, as inscrições para o curso profissional de Cuidador da Pessoa Idosa, que será realizado no primeiro semestre de 2026. A iniciativa ocorre em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). As inscrições seguem até o preenchimento das vagas disponíveis.

A pré-inscrição será realizada exclusivamente a partir das 9h, por meio do site oficial da Fundação Dr. Thomas: www.manaus.am.gov.br/fdt. Os interessados deverão preencher a ficha de cadastro com os dados solicitados. Para participar do curso, é necessário ter 18 anos ou mais, ensino médio completo, possuir e-mail válido e ativo, apresentar, no momento da avaliação presencial, comprovante de vacinação contra a Covid-19 e realizar apenas uma pré-inscrição por pessoa. O curso é totalmente gratuito e não há cobrança de taxa.

Ao todo, serão oferecidas 80 vagas, sendo 40 para o turno matutino e 40 para o turno vespertino. No entanto, o processo contará com até 200 pré-inscrições, distribuídas igualmente entre os dois turnos. A pré-inscrição não garante a vaga no curso, servindo apenas como etapa inicial para habilitação dos candidatos à fase presencial de avaliação e entrevista.

O diretor-presidente da Fundação Dr. Thomas, Eduardo Lucas, destacou o compromisso da gestão municipal com a valorização da pessoa idosa e a qualificação profissional.

“Sob a liderança do prefeito David Almeida, temos investido cada vez mais na valorização da pessoa idosa e na capacitação de profissionais para esse cuidado. O curso é uma porta de entrada para quem deseja atuar com responsabilidade, empatia e qualificação nesse setor tão importante. Uma formação desse nível, em instituições particulares, exige investimento acima de R$ 2 mil, mas a prefeitura, além da gratuidade, fornece todo o material necessário e certificado oficial aos participantes”, ressaltou.

Desde a sua criação, em 2014, o curso já formou mais de 1.300 cuidadores, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade do atendimento à população idosa de Manaus.

O diretor-geral da Espi, Aurilex Moreira, também destacou a importância da formação voltada ao cuidado humanizado com a pessoa idosa. “O idoso requer uma atenção maior e nosso total respeito e amor. Qualificar quem cuida dessas pessoas é um dever para que possamos retribuir tudo que nossos idosos já nos ofereceram”, disse

A lista com os nomes dos 200 pré-inscritos convocados será divulgada no dia 13 de fevereiro, no portal da Fundação Dr. Thomas. As avaliações presenciais acontecerão nos dias 19 e 20 de fevereiro, no auditório do Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado na rua Rio Mar, nº 1.324, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, no horário das 8h às 14h.

No ato da avaliação presencial, o candidato deverá apresentar RG, CPF, certificado de conclusão do ensino médio, comprovante de endereço e comprovante de vacinação contra a Covid-19. A ausência de qualquer um dos documentos exigidos implicará eliminação automática do candidato. Não será permitida a realização da avaliação fora da data e horário estabelecidos.

Nesta etapa, os candidatos passarão por avaliação conduzida pela equipe da FDT, composta por um questionário sobre expectativas em relação ao curso, conhecimentos prévios sobre o envelhecimento humano e entrevistas individuais.

O resultado final dos candidatos classificados no edital será divulgado a partir do dia 2 de março, no portal da Fundação Dr. Thomas.

A aula inaugural ocorrerá no dia 16 de abril, às 8h, na Espi, sendo obrigatória a assinatura do termo de compromisso pelo candidato. As aulas teóricas acontecerão de 22 de abril a 14 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h (turno matutino) e das 13h às 17h (turno vespertino), nas dependências da Espi, localizada na avenida Compensa, nº 770, bairro Vila da Prata.

O estágio supervisionado será realizado no período de 15 de julho a 11 de agosto de 2026, nas dependências da Fundação Dr. Thomas, situada na rua Dr. Thomas, nº 798, bairro Nossa Senhora das Graças.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento em Manaus (Nepem) pelos telefones (92) 3215-6007, (92) 98844-5609, ou pelo e-mail nepem.fdt@manaus.am.gov.br.

— — —

Texto – Fábio Simões / FDT

 Fotos – Clóvis Miranda / Semcom